×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estrada dos Ceramistas com obras paradas

Reportagem visitou dois extremos da estrada e registrou abandono; casa alugada pela empresa executora foi deixada por operários e máquinas retiradas

Trânsito
Por Yan Tavares
15 de janeiro de 2024 - 6h00
Ninguém|Equipe de reportagem do J3News não localizou nenhum funcionário da obra que tem previsão de entrega para março (Foto: Josh)

Com entrega prevista para março deste ano e orçamento de R$55 milhões, as obras na Estrada dos Ceramistas, em Campos dos Goytacazes, estão paradas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) interditou a via em novembro de 2023, para sinalização, drenagem e recuperação do asfalto para o acesso ao Porto do Açu pela RJ-238.

A equipe do J3News visitou dois extremos da estrada durante dois dias da semana passada e registrou o abandono das obras em ambos os pontos. Na quinta-feira (11), a reportagem teve acesso ao trecho próximo à BR-101, em Ururaí. Neste ponto, há interdição total e sinalização de obras através de placas. Uma delas, inclusive, exibe o nome da empresa União Norte Engenharia como executora do projeto, com prazo de 240 dias (oito meses). Previsão diferente da informada pelo DER-RJ inicialmente (novembro de 2023 até março de 2024).

Com pista interditada e sem obras, caminhão tem que fazer retorno e fazer trajeto mais longo. Foto: Josh

O trecho previsto para ser restaurado, informado na placa, é de 12,6km. O valor, R$55 milhões de fato. No entanto, o J3News registrou o local sem nenhuma atividade referente a obras na pista. Apenas cones, placas, interdição, mas nenhum operário trabalhando.

O caminhoneiro Rogério Germano vinha de Cantagalo, na Região Serrana, com o intuito de acessar o Porto do Açu. Ao se deparar com a interdição, teve que modificar o trajeto.

Foto: Josh

“Mais uma vez encontro essa via interditada. Vou ter que retornar à BR-101 e seguir até a Avenida Arthur Bernardes, o que vai aumentar meu tempo de viagem”, disse.

Neste ponto da RJ-238, só é possível seguir de moto ou a pé. Pouco depois da interdição, há uma ponte sobre o canal Campos-Macaé. Logo após a ponte, se inicia um trecho da via onde o asfalto foi retirado e não houve reposição.

Apesar do flagrante abandono, o DER-RJ afirmou em nota que “as obras são realizadas, no momento, no trecho entre o entroncamento da BR-101 e o entroncamento da RJ-238”, e que elas “seguem acontecendo, sem nenhum atraso no pagamento à empresa responsável”. O J3News fez contato com a União Norte Engenharia, mas não obteve nenhum posicionamento.

Outro ponto da via
Na quarta-feira (10), a reportagem esteve no trecho da RJ-238próximo à Estrada do Carvão. Há uma interdição parcial, com blocos de concreto que limitam a passagem de veículos, porém, com espaço suficiente para que até mesmo caminhões tenham acesso à RJ-216 (Campos-Farol) e à BR-356 (Campos-São João da Barra).

Para chegar até esse trecho com interdição parcial, motoristas precisam acessar uma estrada vicinal próximo à localidade de Ururaí, tendo que passar por uma ponte de madeira, na estrada do Araçá. No último dia 4, uma carreta transportando dois tratores quase caiu da mesma ponte. A passagem ficou destruída, mas se encontra restaurada atualmente.

O DER-RJ informou que está providenciando a sinalização para restringir o tráfego de caminhões e carretas na Estrada do Araçá, considerando a capacidade de carga da ponte, até a liberação da Estrada dos Ceramistas.

Também na localidade de Araçá, a reportagem encontrou uma casa, onde operários da empresa responsável pela obra ficavam hospedados e as máquinas eram guardadas. A proprietária, Juliana Xavier, conta que os funcionários deixaram o local em dezembro, assim como todo o material foi retirado do local.

Foto: Josh

“Eles disseram que, a princípio, as obras iriam parar só no período de festas de fim de ano. Mas, ainda em dezembro, retiraram tudo muito rapidamente, sem falar nada com a gente. Estavam na casa há cerca de dois meses e tinham combinado conosco que ficariam por pelo menos um ano. Foram embora sem dar satisfação e ficaram, inclusive, devendo aluguel do espaço”, relatou.

Casa e terreno alugados para hospedar operários e armazenar máquinas, foram abandonados. Foto: Josh

Na mesma localidade, a equipe do J3 registrou um espaço com uma espécie de guarita abandonada e uma grande quantidade de restos de asfalto despejado. A União Norte Engenharia não se posicionou sobre a situação.

Equipe de reportagem flagrou restos de asfalto depositados em terreno às margens da RJ-238, porém nenhuma máquina nem operários foram encontrados no local. Foto; Josh

Motorista já havia registrado cenário de abandono em dezembro

Em dezembro, o motorista Mateus Rosmaninho, que trabalha com transporte executivo, fez registros exatamente no trecho entre o entroncamento da BR-101 e o entroncamento da RJ-238, onde o DER-RJ afirma que há obras em andamento. Em vídeos fornecidos ao J3News, o local é mostrado da mesma forma que a reportagem encontrou nesta semana: com cenário de abandono. Ele conversou com o J3 durante a produção da matéria:

“Está tudo parado, sem maquinário nenhum. Apenas a sinalização precária. Tudo abandonado e a população sendo prejudicada. No final do ano foi caótico tentar fazer esse trajeto. E essa interdição ainda nos impõe outro risco: ao passar pela estrada do Araçá na parte da noite, corremos riscos de ser assaltados, ou mesmo quebrar o carro, porque é uma estrada de chão, ruim e sem sinalização. Uma falta de respeito do Estado esse abandono”, declarou.