×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estamos sempre investindo para o nosso povo

Prefeita de SJB faz balanço de 2023 e conta sobre expectativas para 2024

Entrevista
Por Taysa Assis
8 de janeiro de 2024 - 7h00
Foto: Josh

A frente da prefeitura do município de São João da Barra, Carla Caputi fala ao J3News sobre expectativas para o ano de 2024, comemora a oitava posição entre os municípios do estado do Rio de Janeiro na geração de emprego, pontua as realizações e desafios enfrentados por sua gestão até agora e as possibilidades e planejamento para o ano recém-iniciado.

Nesta entrevista, Caputi também destaca sua atuação, fala sobre possibilidade de reeleição e as ações implementadas em todo o município que, na temporada de verão, recebe milhares de turistas.

Para começar, um balanço sobre sua atuação na prefeitura de São João da Barra durante o ano de 2023.
2023 foi um ano de muito trabalho, a gente iniciou trabalhando muito e encerramos o último dia do ano fazendo entrega da reforma da praça do bairro Santa Rita. A gente está muito feliz com muitos avanços. Tanto na saúde, com várias entregas, programas novos, distribuição de fraldas geriátrica em casa para o pessoal acima de oitenta anos e vamos atingir outras faixas, implantação do projeto de prótese dentária pra população de forma gratuita, aparelho ortodôntico, também gratuito, entre outros milhões de projeto que a gente já executa. Como na área do transporte, tivemos o serviço de transporte público ampliado, aqui em São João da Barra é gratuito, a gente fica muito feliz em poder estar investindo cada vez mais no transporte, na educação, o retorno das bolsas de faculdade até 100%, inclusive medicina, veterinária, odontologia e todas as áreas que as pessoas gostam de fazer. Também na questão da segurança, inaugurando várias bases de integração onde a gente tem um Policial Militar junto com um Guarda Municipal integrado, monitorando a região, inauguramos muitas obras agora entre outras milhares de ações que a gente vem fazendo.

São João da Barra é um município que recebe muitos turistas. Como tem sido tratado o setor turístico? O que cresceu do ano passado pra cá? Estamos no verão quando muitas pessoas frequentam a cidade…
É verdade. Eu sempre digo que turismo é emprego, né? E o nosso município é muito turístico e gera muito emprego direta e indiretamente nesse período e não só nesse período que a gente fez o ano inteiro com projetos musicais das nossas pratas locais que a gente ama e valoriza tanto. Também fizemos investimentos em grandes nomes nacionais pra atrair grandes públicos, como foi na Expo Barra, que foi o retorno da nossa Expo Barra com grande sucesso, mais de 250 mil pessoas em cinco dias na nossa cidade. E agora o verão, que tem uma programação maravilhosa pra todos os gostos, extensa com o esporte junto. E todas as vertentes que o turismo pode gerar. A gente está investindo sempre.

Falando empregabilidade, o Porto do Açu tem crescido cada dia mais, a gente sabe que alavanca a atividade econômica e beneficia, principalmente, a população sanjoanense. O que o município tem feito para garantir essa empregabilidade?
Então, ao longo desse tempo, e vamos continuar fazendo, a gente investe muito em parcerias de qualificação pros nossos munícipes, porque são mãos de obras muito específicas, e as pessoas precisam estar qualificadas. Em parceria com o Porto e com várias empresas, foram feitos isso ao longo do ano, mais de setecentas pessoas formadas, qualificadas, e que agora tem no seu currículo a qualificação necessária. E tivemos a grande notícia que São João da Barra foi o oitavo município na geração de emprego, né? Na geração de carteira assinada, emprego formal e a gente está muito feliz por proporcionar isso tudo.

O que chancela sua atuação também é ter as contas aprovadas no Tribunal de Contas do Estado.
Ah, isso se deve gente, graças a Deus, a equipe maravilhosa que temos, a responsabilidade que a gente tem diante da administração. Nossas contas, minha e da Carla Machado, foram aprovadas – no período que a Carla estava e no meu período – e eu só tenho a agradecer e ficar muito orgulhosa porque é esse o objetivo. Trabalhar muito e bem. Não basta só trabalhar muito, tem que trabalhar de maneira correta, maneira eficaz e eficiente.

2024 é ano de eleição, vamos falar sobre uma possível reeleição, o que o povo sanjoanense pode esperar de 2024 em relação à eleição?
Então, se Deus quiser e for da permissão de Deus, da vontade de Deus, a gente vai estar em 2024 pra continuar o nosso trabalho. E, se o povo entender que a gente merece, que está fazendo um bom governo, vai dar tudo certo, mas a gente está à disposição para ser apreciado.

Carla, os próximos projetos pra esse ano que já foram tirados do papel que a população pode contar.
Tem muitos projetos, né? Esse ano a gente quer avançar ainda mais no que já tem e implementar a questão de vedação eleitoral também. Tem alguns projetos que a gente não pode implantar nesse ano, mas a gente tem a intenção de acrescentar, ampliar o que já tem e aquele que a legislação permitir, a gente está fazendo para o pessoal.

O carnaval de São João da Barra é considerado o maior carnaval do interior do estado. O que se está programado para 2024?
Temos uma preocupação muito grande em atender bem os nossos munícipes e os turistas que vêm na nossa cidade. Nosso carnaval é considerado o melhor do interior, a cidade tem muita gente. A gente investe muito na segurança porque preza, não só pelo lazer, mas pelas famílias, pela segurança. Então, toda programação é voltada pra todos os públicos e com certeza vamos receber o maior número de público, como todos os anos e fazer bem feito. Podemos aumentar o termo de parceria com as escolas de samba, para que o pessoal possa  apresentar um carnaval ainda mais bonito, como eles fazem, que são talentosíssimos, e esse ano a gente está esperando a surpresa dos nossos carnavalescos, que cada vez mais melhoram.

São João da Barra é um município com muitas localidades. O que ainda falta fazer, o que está na sua listinha de 2024 que não pode deixar passar?
Ainda temos muito a fazer, muitos distritos e muitas particularidades. Mas a gente tem priorizado fazer um pouquinho em cada um e fazer mais.  Vamos entregar duas escolas reformadas, mais postos de saúde reformados, nosso ginásio de esportes na sede, que há muito tempo estamos aguardando, também um bairro todo reformadinho com drenagem, com calçamento em Grussaí, vamos iniciar outros bairros na cidade inteira, além dos calçamentos. A macrodrenagem no Açu, que é um problema grandioso, a gente está em fase de licenciamento, porque quando chove tem essa questão da drenagem. Estamos espalhando obras por toda a cidade, e vamos espalhar mais porque esse é o objetivo: organizar, trabalhar de maneira responsável e atender a nossa população. 

SJB lidera o ranking do Norte Fluminense de vagas de trabalho no mês de novembro. A cidade figura na 8ª posição no levantamento que inclui todas as cidades do estado do Rio de Janeiro e ficou uma posição à frente de Macaé. Esses dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) são motivo de felicidade.
Estamos executando diversas obras de infraestrutura, o que também colabora para a criação dos postos de trabalho no município. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico mantém contato frequente com as empresas que atuam no Porto do Açu, para parcerias na questão da qualificação e aproveitamento da mão de obra local. Ficamos muito felizes por ver o nosso município como o grande empregador da região, assim como tivemos saldos positivos praticamente em todos os meses anteriores no ano de 2023. Investimos em infraestrutura, em eventos turísticos e, como sempre falamos, temos certeza que são investimentos que retornam para a população. Os dados do Caged e esse recorte regional feito pela Firjan evidenciam isso.