O novo presidente do Americano, Tolentino Reis, assumiu o clube no último dia 21 e durante a posse definiu os principais planos para 2024 no comando do alvinegro. Entre eles, a entrega do novo estádio do clube para o próximo ano.
Tolentino se encontrou com o presidente da construtora Imbeg, Paulo César Paes de Freitas nesta quinta-feira (28) e ficou definido que a obra, que tem cerca de 75% realizada, será reiniciada na segunda semana de janeiro com a implementação de mais um campo para a realização dos treinos com as categorias de base.
A conclusão do estádio é um sonho antigo dos torcedores do Alvinegro. O novo Godofredo terá capacidade para 8 mil torcedores e hoje é utilizado como Centro de Treinamento Eduardo Viana, onde o Cano realiza os treinos e alguns jogos da base. As obras do estádio começaram em 2013, logo após a venda do antigo estádio do Americano e deveria ter sido concluído em 2017.
“Um time como o Americano de 110 anos não pode jogar seu mando de campo em outra cidade ou em estádio que não é do Americano. Nós vamos trabalhar forte para entregar esse estádio no final do ano de 2024″, afirmou Tolentino Reis.
Além disso, o clube já começou a montagem do elenco e avança em negociações. Inclusive, o presidente prometeu anunciar a primeira contratação para a temporada de 2024, no próximo final de semana.
Em 2024, o Americano terá duas competições importantes no calendário: Campeonato Carioca Série A2 e Copa Rio. A primeira dá acesso à elite da competição e a segunda, garante vaga na Copa do Brasil ou na Série D, do Campeonato Brasileiro.
Futebol Feminino
A nova diretoria também pretende continuar investindo no futebol feminino. Em outubro deste ano, o Americano iniciou a formação da primeira equipe feminina de um clube em Campos.
A seletiva teve alta procura na cidade e 21 meninas foram selecionadas para compor o elenco. Logo em seguida, as meninas do glorioso ingressaram na primeira competição e alcançaram a final da Copa Norte e Noroeste. Com uma campanha de três vitórias e duas derrota em 5 jogos, incluindo a final, onde o Americano terminou como vice-campeão.
“O futebol feminino é uma realidade no Brasil e no mundo, e um clube como o Americano não pode deixar passar batido ter uma equipe feminina, não só uma equipe amadora mas ter equipes de base também. O futebol feminino do americano vai ter o mesmo investimento e atenção que a base masculina,” declara Tolentino. Está no projeto ainda desenvolver no clube outros esportes, como futevôlei, judô, jiu-jitsu, boxe, handball, basquete e futsal.
Nova diretoria
Junto com o presidente Tolentino, a diretoria do Americano é composta pelo vice-presidente geral Francisco Barros Vice-Presidente Geral, vice-presidente de comunicação Laila Póvoa, diretor de futebol Francis Leonardo, diretor executivo Bruno Mercante e os representantes do Conselho Deliberativo, o presidente Edson Carvalho Rangel e o vice-presidente Rider de Azevedo Gonçalves Filho.