×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Muito a celebrar em Quissamã

Fátima Pacheco faz balanço de 2023 e fala de expectativas para 2024

Entrevista
Por Taysa Assis
18 de dezembro de 2023 - 1h52
Foto: Silvana Rust

O município de Quissamã acumula importantes conquistas em 2023. Entre elas, 1° lugar do Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), 1ª colocada no Estado e oitava no Brasil no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), Melhor experiência do Estado pelo trabalho com o tema “Vacina Eu, Tu e Eles no SUS: Estratégias adotadas para ampliar a cobertura vacinal no município”, e 1º lugar na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno pela Campanha de Amamentação no Agosto Dourado em 2023. A cidade vive um momento de pleno desenvolvimento.

À frente da Prefeitura desde 2017, Fátima Pacheco faz um balanço sobre os avanços do período e as expectativas para o ano de 2024.

Faltando menos de quinze dias para o final de 2023, é um bom momento para um balanço, uma autoavaliação sobre a gestão Fátima Pacheco até aqui. Como estava o município, como ficou e o que pode acontecer ainda de melhor pra 2024.
É muito importante fazer uma análise desse ano de trabalho. A gente está concluindo 2023 com muito trabalho em todas as áreas, a gente chega a dezembro com a cidade premiada em primeiro lugar em sustentabilidade no estado do Rio e 117º no país. Vários prêmios em diversos setores e quando eu falo prêmio, eu falo isso pensando numa coisa mais macro, porque se a gente tem destaque na sustentabilidade, na saúde, na educação, na assistência, no esporte, é porque muitas mãos e muitos corações estão envolvidos nesse trabalho. Então, eu quero aqui também dizer da importância de termos funcionários determinados, pessoas dedicadas, que amam esse município e que, ao meu lado e ao lado do meu vice-prefeito Marcelo, junto com a nossa equipe de secretários, nos ajuda a governar. Então na área de educação, por exemplo, esse ano a gente fez um voo, né? Ampliação de escola, ampliação de creche, início de escola nova, início de creche nova, entregas importantes na área de tecnologia, plano de cargos e carreira para os professores, investimento cada vez maior na alimentação das crianças. Então, todo mundo diz que educação transforma uma cidade, um país, uma realidade. E eu levo isso ao pé da letra, a gente já vê outra cidade a partir dos investimentos na educação, por exemplo.

A Feira Literária realizada em Quissamã, com o benefício de um vale livro para crianças e professores, mostrou ser um diferencial e pode ser referência para outros municípios.
Com certeza, e assim, é libertador! Você investir em livro, em cultura, em tempos que a gente está competindo com a tecnologia, que traz vantagens extraordinárias, mas, também, a gente percebe uma preocupação no mundo todo, de adolescentes, de crianças ainda muito pequenas só usufruindo de tela, quando você garante livro, você garante transformação social, você estabelece vínculos. Aqui, na Feira Literária, vimos muitas crianças com a sacolinha cheia de livros falando “tia, quando chegar em casa vou chamar meu pai, vou contar a historinha pra ele! Vou chamar meu avô!” então, você restabelece vínculos que já estavam ali, mas estavam cada um no seu WhatsApp, na sua rede social… E você ensina não só pra criança e pro adolescente que comprou aquele livro, mas a família toda viaja naquela literatura, naquela leitura, nesse aprendizado tão importante, não só pra escola, mas pra vida toda, né?

E a saúde em Quissamã? Como estava a saúde, como ficou, o que mais pode-se esperar pra 2024?
Quando a gente assumiu em 2017, Quissamã tinha uma saúde muito precarizada. Na verdade, a cidade estava toda precarizada, o orçamento era o menor dos últimos dez anos, a cidade toda endividada, sucateamento no transporte, em diversos setores de políticas públicas, e nós, já no primeiro mandato, colocamos a cidade de pé, passamos por uma pandemia, que foi um desafio pra qualquer gestor no mundo todo, e agora no segundo mandato, resgatando recursos que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) nos devia e não tinha pago, ampliamos enormemente investimentos em todas as áreas e a saúde foi uma delas. Recentemente fomos a Brasília, apenas 71 municípios do país receberam um prêmio na área de saúde básica, e Quissamã foi um deles. No estado do Rio só três receberam, mas é apenas mais um prêmio, de uma série de premiações, inclusive reconhecimento da Fundação Oswaldo Cruz, reconhecimento de órgãos muito qualificados na área de saúde porque, de fato, aqui em Quissamã, a gente oferece saúde de muita qualidade, desde a rede básica, perpassando pelo centro de especialidades, imagina uma cidade como a nossa, com 25 mil habitantes e mais de 26 especialistas no nosso centro de especialidades. É um hospital completo, que não perde nada pra hospital particular, as pessoas de fora que chegam aqui acham até que é um hospital particular e é um hospital nosso, totalmente bancado pelo município. Claro que temos parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal, mas é um hospital municipal, né? A saúde mental, a saúde oral, então a saúde como um todo e a saúde preventiva também que é fundamental pra população.

E a questão da segurança em Quissamã?
Segurança também é uma área muito importante pra gente. Contratamos o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), contratamos também Policiais Civis pagos pela prefeitura, ampliamos enormemente o trabalho da Guarda, garantindo frota, equipamentos mais modernos, plano de cargos de carreira para a Guarda na legislação nova, dando toda a retaguarda nessa parte. Polícia, Guarda, Polícia Civil, Polícia Militar em parceria com o judiciário, mas eu penso em segurança ainda para além disso. Quando a gente assumiu em 2017, tinham muitos jovens de Quissamã e até adolescentes sendo vitimizados pelo avanço do tráfico. A gente perdeu muitas vidas, outros meninos foram presos, então aquilo, desde os primeiros dias de governo, virou uma pauta totalmente prioritária para a gente. Investimos muito nos programas sociais, em educação, em esporte, em cultura, criamos o programa do primeiro emprego que é o Programa Juventude Ativa e o Juventude Ativa Mais, onde temos cerca de duzentos jovens, de 18 a 24 anos, nessa experiência do primeiro emprego, e hoje a gente tem a cidade com uma outra realidade no sentido também da segurança.

Essas ações contribuíram para a redução desses índices de violência…
Reduzimos muitos índices porque, a medida que você inclui, diminui o índice de violência, e também empodera esses jovens, prepara pro mercado de trabalho, garante pertencimento, garante desenvolvimento da cidade como um todo.

E os setores de turismo e agricultura?
A agricultura de Quissamã é forte! Nós temos também muitos investimentos, nós encontramos uma frota muito sucateada na área de agricultura, compramos frota nova, a gente tem todos os equipamentos, temos a Patrulha Mecanizada que garante que esse produtor tenha esse atendimento de qualidade. A agricultura familiar em Quissamã também é forte, a gente compra das famílias para merenda escolar, então é um setor muito promissor em nosso município, que a gente vai com certeza continuar investindo muito. E o turismo, né? A cidade de Quissamã, ela tem um Parque Nacional (Jurubatiba), tem uma riqueza histórica extraordinária, tem lagoas, tem praias e eu acho que uma das maiores características de Quissamã é o modo que a população acolhe os turistas, sempre com muita alegria, sempre com muita integração, então isso também faz com que a cidade, cada vez, mais receba turistas. Para além daquelas datas como a exposição, como o carnaval, como a Fliq, mas pessoas que vem conhecer as nossas riquezas naturais e históricas.

É importante falar também que você, uma mulher, na presidência do Cidennf trouxe ainda mais harmonia pra norte e noroeste onde a grande maioria é de prefeitos homens. Qual a receita utilizada no Cidennf (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense), que faz com que municípios do interior se unam em prol de melhorias? Pode falar dessa grandiosa evolução?
“Grandiosa” é a palavra. O interior do estado, o Norte e Noroeste, nunca tinha tido um consórcio com essa magnitude. Vinte municípios com situações orçamentárias muito diferentes, a gente tem Campos, Macaé e Quissamã que recebem royalties, a gente tem São Fidélis, Cardoso e Italva e os municípios do Noroeste que já não tem um orçamento tão musculoso como o nosso. Mas o que pauta, na verdade, o que mantém esse consórcio com quatro anos e tão grandioso, é exatamente a harmonia, o respeito, a relação generosa que tem entre os prefeitos e é uma safra de prefeitos e prefeitas muito trabalhadores. Fomos a Brasília, em bloco, para uma pauta também importante para o nosso consórcio, mas as conquistas já foram muitas. A gente colocou de pé e, em andamento, a rota caminhos do açúcar, e é exatamente pra poder trazer o turista pro interior do Estado, pra mostrar para o turista que chega no estado do Rio, que pra além da cidade do Rio, pra além da Região dos Lagos, que pra além do Sul Fluminense, o Norte e Noroeste tem muitas riquezas e cada um com suas características. Fizemos o Festival Caminhos do Açúcar, compramos patrulhas mecanizadas, através de emendas de diversos parlamentares de Brasília e também do Rio, a gente conseguiu um recurso grande pra compra dessas patrulhas mecanizadas e, agora, a gente conseguiu uma conquista que eu coloco como extraordinária, que é o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção) possibilitando que a agroindústria da nossa região venda para o Brasil todo com um selo que as pessoas demoram décadas pra conseguir, e foi exatamente o trabalho de prefeitos e prefeitas do Cidennf, ao lado do Vinícius Vianna, que é o nosso diretor administrativo gigante com a equipe, que a gente está podendo ter mais essa conquista. Nós temos uma agroindústria aqui de Quissamã, que é da área de queijos e de laticínios que já está com o selo e tem outros municípios também. Então o Cidennf, de fato, foi uma conquista muito grandiosa, né? E é por uma população, a gente tá falando de mais de um milhão de pessoas inseridas, nessa questão dos vinte municípios que trabalham de forma harmônica. Não tem o “cacique” do grupo, todo mundo é respeitado, todo mundo tem direito de fala, todo mundo tem direito de escuta. Somos quatro prefeitas, e os outros são prefeitos, mas com muito respeito, com muito acolhimento, com muita parceria.

Para o ano de 2024, ano de eleição, você, em primeira mão, falou com para o J3News sobre a pré-candidatura do Marcelo Batista que é o seu vice. Queria que você falasse o que pode se esperar de 2024.
2024 é um ano importantíssimo para o país, né? Um ano de eleições municipais e as coisas acontecem aqui na ponta, no município. Então, a gente vai fazer muitas entregas, porque já estão na programação, a gente tem estação de tratamento, a gente tem escola pra entregar, temos ciclovias também pra poder entregar no ano que vem, vários investimentos que a gente vai continuar ampliando aqui no município de Quissamã. Em relação às eleições, a gente já anunciou o nosso pré-candidato a prefeito: será o Marcelo, uma pessoa do nosso quadro político, uma pessoa trabalhadora, uma pessoa de excelente caráter, uma pessoa que compõe esse governo conosco desde os primeiros dias de 2017, que o tempo todo tem sido um parceiro de primeira hora, numa relação respeitosa, numa relação parceira, numa relação de trabalho. Marcelo é uma pessoa extremamente trabalhadora, e a gente vai seguir conforme manda a legislação, à risca e tocando mais essa jornada pra frente.