×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Eleições para reitoria da Uenf começam neste sábado

Participam do processo eleitoral membros do corpo docente, corpo técnico-administrativo e corpo discente

Educação
Por ASCOM
16 de setembro de 2023 - 8h52
(Foto: Silvana Rust)

Começam neste sábado (16), nos polos de Educação à Distância (EaD) do CEDERJ, as eleições que irão definir os integrantes da próxima reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para o período de 2024 a 2027. A votação acontece das 10h às 15h.

Já na terça-feira (19), as eleições serão realizadas das 9h às 16h no Campus Alberto Dias, em Macaé, e das 9h às 21h, no Campus Leonel Brizola, em Campos dos Goytacazes. Para votar, é necessário apresentar documento com foto.

A disputa acontece entre a chapa 10 (UENFuturo), encabeçada pela atual vice-reitora, a professora Rosana Rodrigues, tendo como candidato a vice-reitor o professor Fábio Lopes Olivares. A chapa 30 (É tempo de Uenf: Juntos para avançar) disputam os professores Carlos Eduardo de Rezende e Daniela Barros de Oliveira, respectivamente, como candidatos a reitor e vice.

O processo eleitoral será realizado através de eleições diretas e com voto secreto, com participação dos membros do corpo docente, corpo técnico-administrativo e corpo discente.

Leia também:

Uenf comemora 30 anos com shows gratuitos de rock, sinfônica e Roberta Campos

Reitor da Uenf anuncia concurso com mais de 150 vagas de técnicos-administrativos de nível médio e superior

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei No 9394/96), será garantido o peso de 70% para o corpo docente, 15% para o corpo discente e 15% para o corpo técnico-administrativo.

Serão considerados eleitos reitor e vice-reitor da UENF os componentes da chapa que obtiverem mais de 50% do total de votos válidos. Caso seja necessária a realização de 2º turno, ele será realizado nos dias 29 (Campi da UENF) e 30 (Polos EaD CEDERJ).

A apuração dos votos será iniciada logo após o encerramento da votação, pela Comissão Eleitoral, na presença dos fiscais das chapas, na Sala de Reuniões da Reitoria. A Homologação do Resultado da Eleição está prevista para 11 de outubro e a posse dos vencedores ocorrerá em janeiro.