A 27ª edição da Copa Rio começa nesta semana e contará com a participação de dois clubes de Campos. Americano e Goytacaz se prepararam para a disputa com objetivo de conseguir vaga em campeonatos nacionais de grande visibilidade. A competição é organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio Janeiro (FERJ) e será realizada a partir do dia 16 de agosto até 18 de outubro. O campeão do torneio deverá escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, ambos em 2024, deixando a vaga que sobrar para o vice-líder. Todos os jogos da primeira fase acontecerão na quarta-feira (16) às 14h45.
Dividido em cinco fases e com formato mata-mata, o torneio conta com 24 equipes do Campeonato Carioca, selecionados entre as séries A, A2, B1 e B2. O critério para escolha dos clubes foi a campanha desempenhada no campeonato estadual e os confrontos foram definidos num sorteio realizado no dia 16 de maio. Na segunda fase, os classificados serão sorteados em oito confrontos. A partir das oitavas, não haverá mais sorteio de confrontos, o chaveamento já está definido até a final.
Nesta primeira etapa, o Americano enfrenta o Barra da Tijuca, fora de casa, e o vencedor vai jogar com o Nova Iguaçu, na próxima fase. Já o Goytacaz encara o Olaria, finalista do Carioca, série A2 de 2023. O jogo será disputado no Aryzão e o vencedor seguirá para enfrentar o Audax Rio.
O Americano chega à competição duas semanas após encerrar a participação na segunda divisão do Carioca de 2023, embora a equipe não tenha se classificado para as semifinais, deve-se destacar o bom desempenho que o time obteve. Em 11 jogos disputados foram cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas, terminando em quinto na classificação geral do Carioca.
O técnico Rafael Soriano falou sobre a temporada do alvinegro neste ano e destacou o que pôde ser aproveitado para a próxima competição. “Foi uma campanha com gosto amargo de que poderíamos ter brigado pelo acesso e ter chegado mais longe. Mas os números foram muito bons, com aproveitamento muito alto, ficamos fora das semifinais nos critérios de desempate, mas tivemos o artilheiro da competição, a defesa menos vazada e um dos melhores ataques. Além de terminar a primeira fase, em casa, de forma invicta. Estamos a quatro jogos com invencibilidade, sendo três vitórias e um empate. Então vejo que precisamos virar a chave, olhar para frente e dar sequência naquilo de bom que a gente vinha fazendo, para que a gente possa fazer uma boa Copa Rio”, comentou.
Ainda sobre a estreia, Soriano apontou “temos um adversário forte pela frente que é o Barra da Tijuca, é uma equipe que está investindo pesado e vem se reforçando com muitos jogadores que se destacaram no Carioca. E nós estamos nos preparando da melhor forma para chegar com uma equipe competitiva para esse jogo”, afirma.
Por outro lado, o Goytacaz encara a primeira competição do ano. Com foco total, o clube investiu na preparação física dos atletas através de atividades de velocidade, força e potência. Além disso, eles realizaram três jogos-treino, todos vencidos pelo Goyta. Um fator que pode ser fundamental para o clube é o fato de ser o mandante do jogo de estreia, que acontecerá no estádio Ary de Oliveira e Souza, onde a torcida alvi-anil poderá comparecer para dar apoio ao time. Nos últimos dias, o Aryzão passou por uma renovação na pintura das arquibancadas, se preparando para receber a torcida nas competições que serão disputadas ao longo deste ano.