×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Baixada Campista ainda espera Corpo de Bombeiros

Unidade foi prometida há dois anos

Geral
Por Marcos Curvello
23 de julho de 2023 - 0h01
Sondagem | Local que abrigou fábrica de macarrão é cogitado para sediar Grupamento

Prometida pelo governador Cláudio Castro durante visita a Campos ocorrida em agosto de 2021, a instalação de um destacamento do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) na Baixada Campista ainda parece longe de se tornar realidade. Três locais disponibilizados pela Prefeitura para implantação da unidade chegaram a ser vistoriadas em novembro pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo subsecretário de Estado de Defesa Civil, Márcio Romano, e a previsão era de que as obras começassem ainda naquele ano. Mas, nenhum anúncio foi feito posteriormente. Questionados, Estado e Município ainda não haviam se pronunciado até o fechamento desta edição.

Distantes cerca de 50 minutos da sede do 5º GBM, localizada no Centro de Campos, moradores de Baixa Grande vêm pedindo, ao longo dos últimos anos, a instalação de um destacamento que possa agilizar o socorro e o atendimento a emergências. A possibilidade de instalação da unidade foi aventada por Wladimir e confirmada por Cláudio Castro, em um pacote de investimentos do Governo do Estado na região, que inclui, ainda, o Centro Regional Integrado de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Baixada Campista.

Após o anúncio do governador, a Prefeitura disponibilizou uma área localizada às margens da RJ-216, rodovia que liga Campos a Farol de São Thomé, onde já funcionaram fábricas de papel e de macarrão, com possibilidade de uso do prédio onde esses empreendimentos estiveram instalados, e ofertou a área do entorno, que tem cerca de 90 mil metros quadrados e poderia abrigar uma nova construção. Wladimir também ofereceu ao Estado a UBS de Mussurepe, que necessitaria de reforma, mas que já contava com uma estrutura apropriada para uso do Corpo de Bombeiros.

Autoridades | Visita ao local

Os três locais foram visitados por Romano durante a vistoria, ocasião em que o prefeito defendeu a possibilidade de utilizar o espaço da fábrica para instalação de outros projetos oriundos da parceria entre os governos Estadual e Municipal, o que tornaria o local uma espécie de complexo para oferta de diferentes serviços.

Em dezembro de 2021, cinco mil metros quadrados do terreno da antiga fábrica foram cedidos pela Prefeitura à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para a instalação do Centro Regional Integrado, também conhecido como Universidade da Baixada Campista. A equipe de reportagem do J3News esteve no local e, conversando com profissionais que atuam na construção do equipamento educacional, foi informada de que as obras continuam avançando, mas que a instalação do destacamento do Corpo de Bombeiros não foi sequer iniciada.

Estado e Prefeitura fazem silêncio

Esta é a segunda vez que o J3News aborda o assunto. Em outubro de 2022, a falta de novidades acerca do destacamento foi objeto de matéria publicada na edição impressa do jornal. Na época, nem o Governo e nem a Prefeitura responderam.

Mais uma vez, tanto o Estado quanto o Município foram questionados pela reportagem sobre as razões da demora na implantação de um projeto que tinha previsão de ser iniciado poucos meses após seu anúncio. No entanto, mais uma vez, não houve respostas.

Geral

Carlos Frederico

Há 2 minutos
Geral

Dra. Olívia Assed

Há 2 minutos
Geral

Gê Lyrio

Há 2 minutos
Geral

Fábio Abud

Há 2 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 2 minutos
Geral

Maysa Victoria

Há 2 minutos