×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Concursos anunciados no Norte Fluminense

Editais com informações sobre vagas e áreas saem nos próximos meses

Oportunidades
Por Marcos Curvello
17 de julho de 2023 - 5h01
Hiato | Já se passaram mais de 10 anos desde a realização do último certame na região

Passados 11 anos do último concurso público, a Prefeitura de Campos prepara um novo processo seletivo para provimento de quase 400 vagas, para níveis médio e superior, em quatro órgãos da administração pública municipal. O movimento é acompanhado por outras cidades da região, como Macaé, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. Parte desses certames está em fase inicial de estudos e os editais ainda não foram publicados, mas a expectativa é de que novas informações sejam divulgadas ao longo dos próximos meses e que as datas das provas, bem como o número e a alocação das oportunidades que serão ofertadas, sejam conhecidos em breve.

Em Campos, serão 378 vagas para sete carreiras. Destas, 195 são para guarda municipal, com lotação na Guarda Civil Municipal. Já para a Fundação Municipal da Infância e Juventude, estão previstas 96 oportunidades para educador social. A secretaria municipal de Fazenda, por sua vez, necessita de 36 fiscais de tributos municipais e 20 técnicos fazendários. Por fim, a secretaria municipal de Transparência requer 21 contadores, seis assistentes de controle interno e quatro analistas de controle interno.

Para as funções de guarda civil, educador social, técnico fazendário e assistente de controle interno o grau de escolaridade é nível médio. Já para as carreiras de fiscal de tributos, analista de controle interno e contador, será exigido nível superior dos candidatos.

A previsão inicial era de que a contratação da organizadora acontecesse em maio, assim como o encaminhamento à Câmara Municipal de lei criando o cargo de educador social. Questionada, no entanto, a Prefeitura não informou sobre o avanço dos trâmites.

Macaé
O concurso público para a Prefeitura de Macaé está em etapa preparatória e ainda não teve o número ou a alocação das vagas divulgada. Em nota, o Município informou que a comissão responsável pela elaboração do certame concluiu o levantamento dos cargos que serão contemplados, que foi enviado aos órgãos responsáveis para verificação de viabilidade orçamentária e financeira. Após a conclusão do estudo, a próxima etapa será a elaboração do projeto de lei para criação de novos cargos e vagas na atual estrutura administrativa do município, que seguirá para ser analisado pela Câmara de Vereadores.

São Francisco de Itabapoana
De acordo com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o projeto do primeiro concurso público para cargos no Município após mais de 15 anos está em fase final de elaboração. Encerrada esta etapa, será encaminhado para estudo de impacto e posterior licitação. Serão mais de 500 vagas para cargos ainda não divulgados, incluindo 20 novas carreiras, para níveis de escolaridade que variam de fundamental incompleto a superior, passando por médio e técnico. A previsão é de que a abertura do edital aconteça no mês de outubro deste ano e as provas sejam aplicadas em janeiro e fevereiro de 2024.

São Fidélis
O município de São Fidélis publicou, no último dia 7, em Diário Oficial, portaria que constitui comissão especial responsável por realizar estudos e levantamentos para a realização do Concurso Público, com o objetivo de “prover cargos efetivos em todas as áreas”. As carreiras que serão contempladas e o número de vagas ainda não foram informadas. De acordo com o Município, o cronograma e os cargos serão “divulgados posteriormente”.