×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fundação CDL prepara jovens para o mercado

Braço de ação social já capacitou mais de 500 para a atuação profissional

Campos
Por Marcos Curvello
18 de junho de 2023 - 0h02
Foto: Carlos Grevi

Braço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos voltado para ação social, a Fundação CDL já beneficiou, ao longo dos últimos anos, mais de 500 moças e rapazes em vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 24 anos, por meio de seus projetos de capacitação profissional de jovens. Entre eles, dois se destacam: o Voe Juventude, que prepara adolescentes para ingressar no mercado de trabalho, e o Ação Aprendiz, que recruta e seleciona pessoas encaminhadas pela rede socioassistencial da Prefeitura para atuarem como jovens aprendizes em empresas participantes. A experiência garante efetivação em 70% dos casos.

De acordo com o presidente da Fundação CDL, Roberto Escudine, o projeto Voe Juventude é financiado pelo Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e atende, atualmente, 60 adolescentes de 14 a 17 anos. Outros 72 trabalham, neste momento, como jovens aprendizes em empresas da cidade.

“Os jovens recebem capacitação para o processo de entrevistas, com análise comportamental, comunicação, postura e autoimagem, além de conhecimento em disciplinas específicas do curso de comércio e administrativo, como comunicação, atendimento ao cliente, cultura organizacional, educação financeira etc. Também trabalhamos com a educação socioemocional, já que pesquisas apontam que 87% dos colaboradores são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental. Simulamos com os jovens situações vivenciadas no dia a dia das empresas, relacionando teoria e prática”, enumera Escudine.

Ainda de acordo com o presidente da Fundação CDL, a seleção de jovens para os projetos é feita por meio de um processo seletivo, a partir do perfil indicado pelas empresas. Interessados em participar precisam cumprir alguns requisitos: “O jovem que deseja ser aprendiz, deve ter Carteira de Trabalho, estar estudando ou já ter concluído o ensino médio. Como a preferência é para o público em vulnerabilidade social, os jovens devem buscar encaminhamento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu bairro e fazer o cadastro às quintas-feiras, das 13h às 17h, na Fundação CDL Campos, que funciona na avenida Sete de Setembro, número 275. É importante, também, acompanhar a divulgação em nossas redes sociais: @fundacaocdlcampos”, explica.

Outros projetos

Além do Voe Juventude e do Ação Aprendiz, a Fundação CDL mantém uma série de outros projetos, dentre os quais Escudine destaca ações e apoio a iniciativas voltadas para a educação, o esporte, o comércio e parcerias com associações de apoio a pessoas com deficiência (PCDs).

“Atuamos como agente de integração, conveniados com todas as faculdades da região, recrutando estagiários para as empresas parceiras. Temos o projeto Eu No Mundo do Trabalho, uma parceria com a Apape, que visa capacitar PCDs para terem sua primeira experiência no mercado de trabalho. O programa Escola de Vendas. que oferta workshops, palestras e cursos de qualificação para empresas. O projeto Arte e Cerâmica, que atua para geração de renda e atividade terapêutica. O projeto Caneca Jiu-Jitsu, que atua com crianças e adolescentes da comunidade São Silvestre. Além de recrutamento e seleção, com banco de dados para encontrar um colaborador no perfil que a empresa deseja”, enumera.