×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Desfiles marcam Carnaval fora de época em Campos

Com Cepop em obras, agremiações levarão estrutura reduzida para a XV de Novembro, nos dias 21 e 22

Entretenimento
Por Marcos Curvello
10 de abril de 2023 - 0h02
No Centro: desfiles das agremiações acontecerão no trecho entre a Ponte Leonel Brizola e o Banco do Brasil (Foto: Carlos Grevi)

Acontece nos próximos dias 21 e 22 o Desfile dos Foliões 2023, evento carnavalesco fora de época promovido pela Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic) e pela Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval Campos (Liesecam), com apoio da Prefeitura. Com o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) em processo de reforma, a folia acontece na Avenida XV de Novembro pela primeira vez em 15 anos. Bois, blocos e escolas de samba vão desfilar no trecho entre o viaduto Leonel Brizola e o Banco do Brasil. O evento é financiado com recursos captados junto à iniciativa privada, enquanto o Município oferece infraestrutura.

Na sexta-feira, dia 21, passarão pela avenida, a partir das 17h30, a Corte do Carnaval, os bois do grupo especial e os blocos dos grupos de acesso e especial. Já no sábado, dia 22, a programação começa às 18h10, com apresentação das escolas do grupo de acesso, seguidas das escolas do grupo especial. Veja a programação completa no infográfico.

Agremiações com estrutura reduzida

De acordo com o presidente da Aboipic, Marciano da Hora, o Dadá, não haverá competição este ano. As entidades organizadoras optaram pela realização do que vêm chamando de “minidesfile” para marcar a folia em 2023, enquanto aguardam a recuperação do Cepop.

“É um minidesfile, uma apresentação para anunciar o grande Carnaval do ano que vem, uma vez que o Cepop já vai estar pronto. Nós vamos iniciar agora uma fase de diálogo com o Município e já começar a discutir o Carnaval do ano que vem no Cepop com tranquilidade. Lembrando que não vamos abrir mão de que a Prefeitura aporte recursos, como é feito em várias cidades do país”, diz Dadá.

Com isso, as agremiações carnavalescas entrarão na avenida com estrutura reduzida. Não haverá carros alegóricos, apenas tripés e quadripés. Escolas e blocos terão, também, bateria, alas e comissão de frente. Já os bois desfilarão com porta estandarte, bonecos, mulinhas e os tradicionais pai João e Mãe Maria.

De acordo a Prefeitura de Campos, será oferecido aos foliões “toda logística, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL); das secretarias de Ordem Pública e Serviços Públicos; da subsecretaria de Infraestrutura e Operações da Secretaria de Saúde; Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e da Guarda Civil Municipal, contando, ainda com o apoio do 8º BPM”. O município informou, no entanto, que os detalhes da logística serão divulgados apenas “nos próximos dias”.

Fora de época

Desfiles de um carnaval fora de época estão programados em Campos

Auxiliadora Freitas, presidente da FCJOL, que é responsável pela gestão da cultura no Município, defendeu a realização do Carnaval fora da data tradicional em Campos. “A realização dos desfiles na Avenida XV de Novembro, nas proximidades do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, se dará em razão da continuidade das obras que estão acontecendo no Cepop. O evento fora de época é uma importante janela para o Carnaval campista, pois o período do feriado oficial da folia tem suas atenções voltadas para os grandes centros, com destaque para o Rio de Janeiro”, opinou.

PROGRAMAÇÃO 

SEXTA-FEIRA (21)

Corte do Carnaval                            17h30

Boi de Samba (Especial)

K-Brunco…………………………………………………..18h

Zulu ………………………………………………………….             18h40

Guloso………………………………………………………              19h20

Travolta ……………………………………………………               20h

Do Canto ………………………………………………….               20h40

Jaguar………………………………………………………               21h20

Blocos de Samba (Acesso)

Juventude da Baleeira……………………………..    22h

Chuva de Ouro………………………………………….22h35

Bloco de Samba (Especial)

Castelo Pq Aurora…………………………………….23h10

Bruc …………………………………………………………              23h50

Teimoso do IPS…………………………………………00h30

Os Psicodélicos…………………………………………01h10

SÁBADO (22)

Escolas de Samba (Acesso)

Tradição Alvianil………………………………………..18h10

Estação Primeira ………………………………………18h45

Império da Baixada…………………………………..19h20

Escolas de Samba (Especial)

Onça no Samba…………………………………………20h

Ururau da Lapa………………………………………….20h40

Mocidade Louca………………………………………..21h20

Amigos da Farra…………………………………………22h

Madureira do Turfe…………………………………….22h40

União da Esperança…………………………………..23h20

Ás de Ouro………………………………………………….00h

Boi Sapatão……………………………………………….00h40