×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

O Verão continua e cuidados com a alimentação também!

Nutricionista Diego Motta recomenda privilegiar na estação o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes

Saúde
Por Mariane Pessanha
13 de fevereiro de 2023 - 0h01
Especialista | Diego Motta aconselha a
consumir frutas da estação

Com os termômetros acima dos 35 graus quase todos os dias, a preocupação com a alimentação aumenta à medida que o calor se intensifica. E os cuidados se redobram principalmente com os idosos e crianças. É o caso da jornalista Stefânia Antonaci, mãe da pequena Heloísa Antonaci Rocha, 1 ano e 7 meses. Para driblar o calor e manter a filha bem nutrida ela tem apostado nos picolés de abacaxi, muitas frutas e legumes. Stefânia conta que, nesta época do ano, fica mais atenta para que a criança consuma alimentos com foco na hidratação.

“Ofereço entre as refeições muita água para que fique bem hidratada, pois ela está em uma fase que pula e brinca bastante. Sempre dei preferência para as frutas como uma forma mais natural de consumo e é uma maneira dela conhecer as diversas opções de cores, sabores e texturas que existem na natureza à nossa disposição. Heloísa se alimenta muito bem. Então, procuro diversificar no lanche sempre uma ou duas opções de frutas, um sanduíche de pãozinho com queijo e sempre um iogurte natural geladinho, que ela ama”, conta a jornalista.

De acordo com o nutricionista Diego Motta, Stefânia está no caminho certo. Ele recomenda, independentemente de ser adulto ou criança, que no verão é necessário consumir alimentos leves, que facilitam a digestão pelo organismo, como carnes magras, frutas e queijo sem gordura. Ele alerta ainda que é importante ter cuidado com o armazenamento dos alimentos, pois, as altas temperaturas podem fazer com que estraguem rápido. É necessário ainda uma atenção especial à hidratação, muita água e de preferência sucos naturais para reposição de líquidos e sais. Mas qual seria o cardápio ideal para enfrentar as altas temperaturas? Diego explica:

Cuidados | A alimentação da pequena Heloísa é prioridade para a mãe, a jornalista Stefânia Antonaci

“Carnes magras, legumes, verduras, frutas, sucos naturais, ou seja, alimentos que irão alimentar e hidratar. Atenção redobrada com crianças e idosos, esses dois grupos merecem atenção especial, pois desidratam com facilidade e sofrem no caso de infecção intestinal que é muito comum nessa época, devido à alimentação em locais que não seguem a higienização adequada. Os sucos são bem-vindos, mas vale ressaltar que eles perdem as fibras, isso pode ser um problema para os diabéticos. Mas pacientes sem essa comorbidade podem utilizar, serão ótimos repositores. Uma ótima opção é a água de coco”, ressalta Diego.

O nutricionista também alerta para os cuidados necessários com o suco de limão que, apesar de ser muito nutritivo, pode manchar a pele com a exposição solar. Outro alerta é em relação à compra de frutas, que devem ser sempre as da estação.

“Sempre vai ser a melhor opção. No Brasil, temos a vantagem do clima tropical, tendo grande variedade de frutas durante todo ano. As que estão fora da estação precisam de ‘medicações’ para acelerar o processo de amadurecimento e ainda custam mais. Então, sempre que puder, leve as frutas da estação. Já o lanchinho para a escola deve ter frutas, pão integral e queijo magro. Esses alimentos são ótimas opções para essa estação”, finaliza Diego.