O Sistema de Comunicação Terceira Via, lançado em junho de 2012, vive agora um novo tempo. Chega ao fim de 2022 fazendo a migração da marca para J3News. A reformulação segue uma tendência global que visa à modernização. No Brasil e no mundo, grandes empresas vêm adotando nomes e identidades mais inovadoras e modernas, como, por exemplo, o Ponto Frio, o Magazine Luíza e o Facebook, que se tornaram, respectivamente, Ponto, Magalu e Meta, em um caminho que agora é seguido pelo Terceira Via. A mudança pretende fortalecer cada vez mais o posicionamento da empresa como principal veículo de comunicação da região.
O nome J3 News foi pensado com cuidado pela equipe de criação do Sistema de Comunicação e expressa elementos fundamentais de sua história e missão. O “J” significa jornalismo, o “3”, uma alusão ao termo “Terceira Via”, e o “News” é uma referência à notícia.
Uma das razões para a mudança do nome foi a ampla utilização do termo “terceira via” durante as eleições presidenciais de 2022 para se referir a candidatos que estariam fora da polarização que marcou o pleito, o que poderia ser erroneamente interpretado como posicionamento político. Outra, mais estratégica, era a necessidade de buscar uma identidade que facilitasse reconhecimento mais imediato por públicos fora de Campos.
Consolidado como um dos veículos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, o J3News vai manter sua filosofia de trabalho e de relacionamento com o público em geral, enquanto busca expandi-lo na região. O sistema de comunicação é aberto a todas as diferentes correntes de pensamento e opinião, conforme destaca o diretor Fábio Paes.
“Nosso objetivo é crescer ainda mais, regionalizar e expandir o J3News para todo o Estado do Rio. Além disso, o J3News é um nome rapidamente identificado como empresa de jornalismo. Isso facilita essa expansão. É importante ressaltar que muda a marca, mas não a filosofia da empresa. Continuamos na busca pela qualidade e democratização da informação, pois somos o veículo mais aberto de toda a região para todas as frentes de pensamentos. Nossa empresa não tem religião, não tem partido político, não tem time de futebol, não tem sexo”, pontua o diretor.
“Visual direto e sólido”
De acordo com a publicitária Érika El Kik, com um mercado cada vez mais competitivo, é importante que as empresas se mantenham sempre atualizadas e modernas, acompanhando as mudanças e adaptando as estratégias de marketing. Desta forma, uma das práticas utilizadas é o reposicionamento de marca. Isso renova a cara da empresa e traz novos ares para suas ações de captação e retenção de clientes, satisfazendo alguns anseios do público consumidor.
Antes de lançar a nova marca J3News, a empresa realizou uma pesquisa de branding, estratégia de gestão de marca que visa torná-la mais presente no mercado e mais reconhecida pelo seu público. Érika destaca a modernidade do novo conceito:
“A nova marca J3News transmite integração com o jornal impresso e online reunidos em um novo portal, por meio da conexão das letras da marca, além da utilização de cores modernas. Todos os dias somos bombardeados com uma grande quantidade de informação, seja nas mídias tradicionais ou na Internet. Por isso, tanto a modernização quanto uma marca com visual direto e sólido são importantes para diferenciar e também transmitir a identidade de um portal de notícias integrado com credibilidade”, diz.
O presidente do Grupo IMNE, Herbert Sidney Neves, empresa da qual o Sistema de Comunicação faz parte, se diz grato pelo que o sistema se tornou. Ele acredita que a nova marca J3News vai facilitar ainda mais a interação com o público:
“Minha vocação em todos os níveis sempre foi a Medicina, quer seja como médico ou como empresário. O investimento em um veículo de comunicação era um sonho realmente antigo. A consolidação do Grupo IMNE, colocando Campos em pé de igualdade com os grandes centros, no que se refere à Medicina de ponta, permitiu, há 10 anos, o investimento em um grupo de comunicação. Em uma década o Terceira Via se consolidou em todas as plataformas de mídia, incluindo TV e jornal impresso. Neste momento tão importante, quero mais dar os parabéns do que recebê-los. Parabéns a todos os colaboradores desta empresa que é orgulho do Grupo IMNE. O Sistema de Comunicação Terceira Via é uma empresa que prima pela plena independência, fazendo jornalismo com J maiúsculo. Enfim, meu muito obrigado a todos”, ressaltou.
Migração ocorrerá em show de fim de ano
A migração definitiva da marca vai acontecer durante o show de fim de ano do Sistema de Comunicação Terceira Via, que acontece na próxima terça-feira (29), no Teatro Municipal Trianon, em Campos, a partir das 20h30. A atração será o consagrado cantor e compositor Ivan Lins.
O portal J3news.com, lançado em junho deste ano, já nasceu como um marco para o Sistema de Comunicação. Tem a missão de dar ao público uma experiência de navegação prazerosa. Isso para quem acessa o portal em busca de conteúdo do jornal ou da televisão, seja pelo aparelho de telefone celular ou pelo computador.
O J3News coloca nas mãos do leitor todas as produções do jornalismo e de entretenimento, sejam programas ao vivo ou gravados, mostrando que a empresa de comunicação está sempre atenta às necessidades e aos avanços de comportamento com relação à navegação na Internet.
TV 3News
Outra mudança de marca acontece no canal de televisão que integra o Sistema de Comunicação. Após quase 10 anos, a 3ª Via TV agora passa a se chamar TV 3News.
“A mudança do nome da TV se deve também ao novo conceito. O nome ‘Terceira Via TV’ era muito grande para que as pessoas nos procurassem na Internet. Então, seguindo as tendências, vimos que precisaríamos de um nome menor e que remetesse à nossa marca. Assim surgiu o novo nome, mais moderno e compacto”, ressalta o diretor da TV 3News, Attyla Leite.
Atualmente, seis programas vão ao ar ao vivo na emissora de tevê do Sistema de Comunicação. Além dos telejornais diários “Radar Regional”, que vai ao ar ao meio-dia; e o Jornal Terceira Via, às 18h30; são transmitidos semanalmente os programas “Três Contra Um”, “Vox Nerd”, “Vox Esporte’’ e o “Vox Pop Cast”. Fazem parte, ainda, da programação as produções “Pauta Livre”, “Endorfina”, “Mãe Moderna”, “Programa do Balbi”, “Via Saúde” e “Programa Fábio Abud”.
Attyla revela que foco da emissora TV 3News é sempre estar na vanguarda da tecnologia:
“Fomos a primeira emissora em Campos a contar com transmissão em Full HD. Hoje, somos a primeira televisão que produz parte do seu conteúdo em 4k. Além de sermos referência no jornalismo local, nos tornamos o maior produtor de conteúdo da região. Graças a isso, conseguimos parcerias que fazem a gente ter uma abrangência maior que qualquer outra tevê da nossa região, atingindo mais de 60 municípios nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais”, conclui o diretor da TV 3News.