×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morte da Rainha deixa enlutada família inglesa de Campos cujo patriarca foi condecorado pela realeza

.

Coluna do Balbi
Por Coluna do Balbi
8 de setembro de 2022 - 17h27

A morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8) deixou enlutada, em especial, uma tradicional família de ingleses em Campos: a família Pretyman, que era proprietária da usina Santa Cruz e possuiu fazendas no município.

O patriarca Walter Frederic Pretyman, que morreu em 1987 era Sir – Cavalheiro do Reino Inglês -, assim como os Beatles e o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger.

Aqui, Sir Walter Frederic Pretyman constituiu família e teve filhos. A residência dos Pretyman, localizada na RJ-158, entre Campos e São Fidélis, é uma casa estilo inglês que poucos percebem, sendo protegida por grandes árvores.

A discrição dos Pretyman sempre foi uma marca da família, que era proprietária da fazenda Sertão, vendida para o pecuarista Rubens Venâncio e que hoje pertence ao empresário Renato Abreu.

O patriarca migrou para o Brasil em 1924, e foi nomeado KBE 1967. Sua segunda esposa, Vera de Sá Sottomaior, era ex-esposa de Randal Plunket, 19º Lord Dunsany e mãe do 20º Lord Dunsany . Sir Walter Pretyman foi casado duas vezes e teve filhos de ambos os casamentos. Foi ele que trouxe para o Brasil o sofisticado jogo de polo, uma espécie de golfe onde os jogadores usam cavalos.