×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MASSAGISTAS DIVERSIFICAM ÁREAS DE ATUAÇÃO

Para fidelizar seus clientes, profissionais terapêuticos estão ampliando o rol de opções de tratamentos em saúde, beleza e bem-estar.

Geral
Por Viny Soares
22 de junho de 2022 - 17h01

Em tempos de recuperação econômica e concorrência cada vez mais acirrada na área de saúde e bem-estar,um profissional que não busca se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, acaba ficando para trás.

Para fidelizar seus clientes, profissionais terapêuticos estão ampliando o rol de opções de tratamentos em saúde, beleza e bem-estar. Além das diversastécnicas milenares para relaxamento e equilíbrio físico, mental e sexual, também passaram a prestar serviços de depilação

Em função desta máxima, a maioria dosmassagistas, que trabalha em clínicas especializadas, casa de massagem e spas, além de oferecer as tradicionais terapias, está se capacitando em técnicas de depilação e de massagens sensuais, colocando-as à disposição de quem procura este serviço. A ideia é proporcionar a facilidade de encontrar tudo em um só lugar.

Existem muitas razões pelas quais homens e mulheres preferem remover os pelos indesejados do corpo, situação que muitas vezes podem gerar constrangimento e problemas de baixa autoestima.

Basicamente, a depilação pode ser temporária ou definitiva. Dentro de cada método, várias técnicas diferentes são usadas para obter a depilação total ou redução da quantidade de pelos.

O processo pode ser feito em várias partes do corpo – pernas e pés, braços e mãos, axilas, buço (penugem no lábio superior da mulher), rosto, sobrancelhas, tórax e costas, abdômen, virilha (definida como a área quatro centímetros além/fora do elástico da calcinha) e partes íntimas.

A depilação pode ser feita com o uso de cremes, loções e géis que dissolvem os pelos. Normalmente, após aplicaros produtos na pele, aguarda-se o tempo recomendado antes de enxaguar.

Os métodos comuns de depilação incluem a forma mecânica, em que um depilador, semelhante a um barbeador elétrico.Para quem suporta mais a dor, é possível simplesmente arrancar o pelo pela raiz, com uma pinça. Em geral, este instrumento é usado para remover os pelos das sobrancelhas, queixo ou mamilos.

Da mesma forma, ganha espaço a chamada depilação egípcia, também conhecida como depilação à linha. Ela envolve enrolar e torcer um longo pedaço de algodão sobre a pele e, em seguida, puxar o pelo preso entre o fio. Há quem prefira, por exemplo, usar esta técnica para modelar as sobrancelhas e remover os pelos do lábio superior, queixo e outras áreas faciais.

Bastante famosa, a tradicional depilação com tiras de cera ou cera quente continua sendo muito usada. Neste processo, a cera gruda nos pelos e ao puxá-los, o profissional arranca com as raízes.

Mais tecnológica, a depilação com luz intensa pulsada (IPL) aplica pulsos de luz suaves na raiz do cabelo, fazendo com que ele caia. As pessoas podem usá-la em qualquer parte do corpo. É a melhor opção para depilação a longo prazo. Para tanto, são necessárias de quatro a seis sessões ao longo de quatro a seis semanas. Eles podem precisar receber tratamentos de manutenção adicionais a cada seis a 12 meses.

Os efeitos colaterais potenciais do IPL inclueminchaço, dor e alguma sensação de queimação durante o tratamento. Esse método também pode causar hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH), que pode ser mais grave em pessoas com pele escura.

Outro método disponível no mercado é a eletrólise, que usa correntes elétricas para danificar o folículo e impedir o crescimento do cabelo. Este pode ser um método permanente de depilação, mas as pessoas precisarão de várias sessões de tratamento.

A eletrólise funciona em todos os tipos e cores de cabelo, mas pode ser dolorosa.Pessoas com pele escura podem desenvolver queloide, ou seja, uma cicatriz grossa que se eleva da pele.

A depilação a laser é um método mais recente, que tem se espalhado pelo Brasil, por meio de clínicas especializadas, incluindo redes de franquias com a chancela de celebridades. Neste procedimento são lançados lasers nos folículos capilares, onde o pigmento absorve a luz e destrói o cabelo. É considerada uma forma permanente de depilação.

A depilação a laser não é uma opção adequada para quem tem cabelos loiros, grisalhos, brancos ou ruivos. Isso ocorre porque o laser é incapaz de atingir o cabelo de cor clara.Os possíveis efeitos colaterais inclueminchaço ao redor dos folículos, PIH (particularmente naqueles com pele escura), inflamação da pele e bolhas, crostas ou cicatrizes, que são temporárias.

Introduzida nos anos 1980 nos Estados Unidos por esteticistas brasileiras, a BrazilianWax (depilação brasileira) é realizadanos pelos pubianos, que são aparados e removidos da frente do osso púbico, ao redor dos genitais externos, entre a parte superior das coxas e ao redor do ânus.

Massagens

Técnica mais procurada entre as disponíveis no mercado, a massagem sueca faz uso de loções ou óleos. O massagista concentra-se nas áreas mais problemáticas do corpo, onde há lesões musculares, de modo a promover o intenso relaxamento. Pode ser usada para ajudar pacientes com doenças como câncer, doenças cardíacas, problemas estomacais, fibromialgia e dores lombares.

Similarmente, amassagem ayurvédicaalivia o estresse, reduzas dores no corpo e promove equilíbrio físico e psíquico do paciente. É realizada com movimentos de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. A técnica incorpora óleos essenciais, infusão de ervas, atendendo às necessidades de cada indivíduo.

A massagem com pedras quentes (aquecidas)ajuda a relaxar músculos tensos, com o posicionamento das pedras em pontos específicos do corpo. Geralmente elas são feitas de basalto, rocha vulcânica que retém calor.

Em crescimento no Brasil, o shiatsu é feito com pressão localizada dos dedos, mãos e cotovelos do massagista. A terapia estimula o fluxo de energia e ajuda a pessoa a recuperar o equilíbrio.A técnica japonesa é conhecida por aliviar e tratar várias doenças, visando pontos de pressão no corpo humano.

Sensuais

Também muito requisitadas em clínicas especializadas e casas de massagem, as terapias ajudam na autoestima e autoconhecimento.

A massagem tailandesa baseia-se em uma mistura de ioga assistida, alongamento passivo e movimentos de massagem de pressão. A compressão rítmica atua ao longo das linhas de energia do corpo, reduzindo o estresse e melhorando a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Já a massagem sensitive é realizada com a ponta dos dedos, com movimentos muito leves que despertam a bioeletricidade do corpo. Mexe com vários agrupamentos musculares. Além do contato suave na pele, a respiração profunda é guiada pelo massagista até o relaxamento total.

Bastante conhecida em todo o mundo, a massagem tântrica ganha espaço no país. Ela usa energia e chakras (centro de energia no corpo) para relaxar a pessoa no estado de sentimento de que os limites físicos foram dissolvidos. A terapia visa o máximo aproveitamento da energia sexual no corpo, redistribuindo-a para expandir a sensibilidade e as vivências mais intensas. Quem pratica, aprova.

Fonte: ASCOM

Geral

Carlos Frederico

Há 52 minutos
Geral

Dra. Olívia Assed

Há 52 minutos
Geral

Gê Lyrio

Há 52 minutos
Geral

Fábio Abud

Há 52 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 52 minutos
Geral

Maysa Victoria

Há 52 minutos