×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MPRJ abre inscrições para programa de residência jurídica para estudantes de Direito matriculados em cursos de pós-graduação

Os selecionados auxiliarão os órgãos em atuações que estejam relacionadas à atividade fim do MP

Geral
Por ASCOM
29 de abril de 2022 - 19h55
Sede do Ministério Público (Foto: Arquivo/Ilustração)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (28/04), o edital de Abertura das Inscrições para o MPRJ Residente, programa de residência jurídica. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 27/05, através de formulário disponível no site do MPRJ, na aba “inscrições para residência jurídica”. 

O MPRJ Residente foi instituído em novembro de 2021, pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, através da Resolução GPGJ nº 2.440. O programa oferecerá vagas a bacharéis em Direito regularmente matriculados em cursos de pós-graduação e tem como objetivo propiciar aos estudantes a complementação de ensino e de aprendizagem, mediante a participação efetiva em atividades relacionadas à sua formação profissional, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

Os selecionados auxiliarão os órgãos cuja atuação esteja relacionada à atividade finalística do Ministério Público, no exercício de funções jurídicas, recebendo orientações, instruções e ensinamentos práticos do membro responsável pela supervisão. O aluno-residente realizará pesquisas de legislação, doutrina e jurisprudência; elaboração de minutas de ofícios, petições, manifestações e pareceres; frequência a aulas e palestras promovidas pelo IERBB/MPRJ entre outras atividades de apoio jurídico ao membro do MP.  

Cabe ao Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) credenciar os cursos de pós-graduação cujos alunos poderão participar do processo simplificado de seleção para formação de cadastro de estudantes, bem como acompanhar o desempenho e o aproveitamento do aluno-residente. 

Na terça-feira (26/04), o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, por unanimidade, proposta de resolução que autoriza os ramos e as unidades do Ministério Público brasileiro a instituírem Programas de Residência, com o objetivo de proporcionar o aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de áreas correlatas. A proposição foi apresentada pelo conselheiro Paulo Cezar dos Passos e aprovada nos termos do texto substitutivo apresentado pelo conselheiro relator, Jaime de Cassio Miranda.

Acesse   

Edital da Íntegra

Resolução GPGJ nº 2.440 no Diário Oficial do MPRJ

Formulário inscrições para residência jurídica