“Esse ano não vai ser igual a àquele que passou”. Quer dizer, vai sim. Assim como em 2021, a maioria dos municípios do interior do Estado do Rio não terá programação de carnaval. Os destinos mais procurados pelos campistas, como Farol de São Thomé, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e Guarapari não terão eventos públicos de carnaval e não vão autorizar blocos de rua a desfilarem nas avenidas. Diferente desses municípios, Quissamã pode confirmar na próxima semana a programação de carnaval de rua, mas a cidade ainda não informou oficialmente sobre a folia. Para este fim de semana, a programação foi mantida e o carnaval tradicional foi adiado para o mês de abril.
Para este fim de semana, Quissamã preparou uma programação extensa, com atrações em várias partes do município. Na praia do Visgueiro, a partir das 13h, tem show da dupla Juliano e Marciano. Em Casuarinas, Sabrina Rocha sobe ao palco também às 13h. Marcinho do Forró se apresenta às 14h em Barrinha. Já em João Francisco, a partir das 16h, tem Elas Sambam.
Também neste domingo, em Quissamã, tem futebol dos artistas, com Caio Paduan, Carlos Bonow, Danilo Mesquita, Danilo Sacramento, Mário Kieling, Raphael Vianna e Ricardo Vianna. Eles fazem parte do time de astros que entra na Arena Esportiva da Praia de João Francisco. Na disputa com os galãs da TV, um time formado por quissamaenses.
Folia em casa
Em outras cidades da região, porém, a programação deve ser mais caseira. As famílias querem comemorar a data festiva e se não dá pra curtir na avenida, o jeito é festejar em casa, seja na cidade ou na praia.
Em uma loja de fantasias e artigos decorativos no Centro de Campos, o movimento já está grande e as expectativas dos proprietários estão sendo atendidas. Jane Rosa, proprietária, diz que grande parte dos artigos que estão sendo vendidos são do ano passado, já que, por causa da Covid-19, muita gente não celebrou o carnaval.
“Esse ano as pessoas já vacinadas estão mais animadas, querendo aproveitar, mesmo que seja em casa. Estamos vendendo muitos artigos de decoração e até fantasias, que ano passado tiveram uma procura tão intensa. Esse ano, as pessoas estão procurando muito. Tem gente que vai fazer um verdadeiro bloco de família”, diz Jane.
As fantasias mais procuradas este ano pelos adultos são as da série “Round 6” e da personagem Arlequina, além das já tradicionais anjinhas, diabinhas e pirata. Para a criançada, as principais escolhas são Naruto, Sonic, princesas Disney e super heróis.
Em compras na loja, o decorador Luiz Cláudio Barbosa conta que muitos foliões vêm optando por fazer a própria festa em casa.
“As pessoas querem extravasar a alegria, comemorar a vida, com responsabilidade, é claro. Mas todo mundo precisa de momentos de descontração e quem pode, vai fazer a sua própria festa”, diz Luiz Cláudio.
Segundo ele, é possível fazer uma decoração em casa sem precisar gastar muito. “Com R$ 100 você consegue decorar um ambiente da sua casa para ficar no clima. Mas precisa pesquisar bastante, porque no comércio você vai encontrar artigos de diversos preços. Por isso a minha dica é: pesquise!”, destaca o profissional.
Jenniffer Martins é gerente de loja, foi até o Centro procurar artigos para decorar o comércio em que trabalha e aproveitou para olhar acessórios para usar no carnaval. “Devo ir para Angra dos Reis com minha família e, com ou sem festa na rua, eu gosto de entrar no clima. Depois de dois anos tão difíceis, a gente quer se divertir um pouco”, diz.
Folião convicto, o empresário Edvar chagas fez o “bloco do eu sozinho” ano passado, em Atafona. “Não aguentei! Não podia aglomerar, mas só eu na rua não tinha problema. Então, vesti minha fantasia, subi em um reboque e circulei pelas ruas de Atafona”, conta o empresário.
E ele pretende repetir a dose esse ano, já que entende que o período ainda não está propício para festas com muitas pessoas. “Esse ano vai ser a mesma coisa. Nós ainda precisamos ter cuidado, para, a partir do dia primeiro, não termos um grande número de pessoas infectadas pela Covid-19. A gente pode tirar esses dias pra descansar, refletir e, é claro, para brincar também. Brincar em família e até sozinho. Mas, com responsabilidade, com consciência e cuidado podemos ter o bloco do Instagram. Você pula daí, eu pulo daqui, a gente posta e todo mundo se vê”, diz Edvar.
Destinos procurados
A agente de viagens Cecília Manhães conta que a procura por pacotes para o período de carnaval teve aumento de 30% em relação a 2021, mas isso considerando turistas que não estão atrás de folia e sim de aproveitar o feriadão para relaxar. “A procura por pacotes exclusivamente para curtir as festividades teve uma redução significativa nas vendas por cancelamento de eventos, shows e blocos na maioria das capitais do país”, diz a empresária.
Entre os destinos mais procurados por quem decidiu passar o feriado fora de casa estão cidades do Nordeste e países da Europa.
“No Brasil, vendemos Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Na Europa, Suíça, Portugal e Espanha, França e Reino Unido, por exemplo. Havendo uma pré-programação da viagem, mesmo com o câmbio a R$ 6,20, do Euro, conseguimos pacotes com bom custo benefício e as pessoas amam aproveitar o inverno europeu neste período do ano”, conta Cecília.
Carnaval também é tempo de reflexão
Há, porém, quem prefira aproveitar o período para cultivar a espiritualidade. Na Igreja Semear, a expectativa é grande para o retiro que deve reunir, em média, 600 pessoas, em uma estrutura com vários ambientes abertos e com exigência do uso de máscaras nas áreas comuns.
A igreja, que tem um acampamento próprio no bairro Fazendinha, precisou reduzir a apenas 30% o número de vagas para o retiro no ano passado. Mas, em 2022, com as pessoas vacinadas, será possível fazer um evento maior.
“Nós estamos muito felizes em podermos nos reunir para buscar a Deus juntos. Inclusive, há pessoas que não são membros da igreja, mas que vêm passar o período do carnaval conosco, para participar desse momento de reflexão, de oração”, diz o pastor Jhonatas Cantarino.