×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Delegado Fernando Veloso assume a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Após prisão de ex-secretário da pasta, governador nomeou Victor Poubel para o cargo, mas ele pediu exoneração

Estado do RJ
Por ASCOM
21 de agosto de 2021 - 10h28
Delegado Fernando Veloso (Foto: Divulgação)

Atendendo a um pedido do delegado da Polícia Federal Victor Poubel, o governador Cláudio Castro tornou, nessa sexta-feira (20), sem efeito a nomeação para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Para o seu lugar, Castro nomeou o delegado da Polícia Civil Fernando Veloso. Poubel vai assumir o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

Aprovado no concurso público em 2001, Fernando Veloso já foi chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), atuou como delegado em distritais e especializadas, além de subchefe operacional da PCERJ.

Prisão do ex-secretário — A Polícia Federal prendeu na manhã da última terça-feira (17) o então secretário da Administração Penitenciária do Rio (Seap), Raphael Montenegro. Além dele, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes, subsecretários da pasta, também foram presos na ‘Operação Simonia’, que visa desarticular um esquema criminoso que agia dentro da Seap com lideranças de facções criminosas.

A investigação da Polícia Federal, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Federal e o DEPEN – Departamento Penitenciário Federal -, demonstrou que havia dentro da Seap um esquema de “negociações espúrias entre a cúpula e lideranças” do Comando Vermelho. Agentes públicos viabilizavam o retorno de criminosos presos em Catanduvas (PR) para o estado do Rio, e franqueavam a entrada de visitas e itens proibidos em unidades prisionais. Também houve facilitação de soltura.

A investigação aponta ainda que o esquema era praticado em troca de influência nos locais de domínio dos traficantes, além de outras vantagens ilícitas.

No final da manhã, o Governo do Estado anunciou a exoneração de Raphael Montenegro. Em seu lugar, assume o delegado federal Vitor Hugo Poubel. Em nota, o governo estadual acrescentou substituição já havia sido decidida na semana passada e aguardava os trâmites da cessão do servidor público federal.

“Com relação à operação deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal, o governo se compromete a auxiliar no aprofundamento das apurações. Nesta manhã, o governador falou com o ministro da Justiça, Anderson Torres, colocando o Estado à disposição e reforçando que o governo é o maior interessado no esclarecimento dos fatos”, concluiu a nota.