A direção do Grupo IMNE inaugurou, na última quarta-feira (16), o novo CardioBeda, em Campos. A unidade, que antes funcionava ao lado do Hospital Dr. Beda, continua localizada na Rua Conselheiro Otaviano, mas em frente ao setor de emergência. Um espaço amplo, moderno e com equipamentos de última geração foi montado para atender pacientes conveniados e particulares. O CardioBeda começou suas atividades em 2007 e ao longo desses anos foi crescendo e desenvolvendo um trabalho de excelência e precisão nos atendimentos. A inauguração contou com a presença de membros da equipe e do Padre Wallas Maciel da Paróquia São Benedito, que foi convidado para abençoar o novo ambiente.
A estrutura passou por grande reforma e ganhou uma fachada moderna com acessibilidade. No seu interior, um maior número de salas para exames e consultas, além de uma recepção ampla e confortável. Além do grupo de cardiologistas, o novo local conta também com profissionais de cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, endocrinologistas e as equipes técnica e multidisciplinar. O novo ambiente oferece atendimentos em consultas (cardiologista, angiologia e cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, endocrinologista), Doppler vascular periférico, Ecocardiograma, Transesofágico, Ecocardiograma com Salina Agitada, Ecocardiograma com Stress, Eletrocardiograma, Teste ergométrico, Holter de ECG, MAPA, Monitor de Eventos, Escleroterapia Convencional e Escleroterapia com Espuma.
Na sede anterior, o CardioBeda atingiu, nos últimos meses, uma média de 1.850 atendimentos. A projeção para o novo espaço é de um aumento em 60%, com a ampliação da unidade. Para o coordenador e médico cardiologista, Dr. Elias Yunes, tudo foi pensado com muito carinho para receber os antigos pacientes e os que estão chegando agora.
“Fizemos tudo pensando no bem-estar dos pacientes, recepção mais ampla, capacidade de atendimento maior, proporcionando acolhida que todos eles merecem. Durante todos esses anos desenvolvemos um atendimento de qualidade e eficaz e agora merecemos entregar esse espaço para os que necessitam do nosso trabalho”, relata.
Monitoramento dos pacientes
Pacientes com suspeita de cardiopatia, a partir do surgimento de sintomas, podem ser consultados no CardioBeda onde serão solicitados os exames e identificados os problemas. Eles poderão ser encaminhados para outros setores do hospital para exames como tomografia, ressonância magnética, cintilografia, cateterismo, entre outros, ou para internação, se necessário. A equipe de cardiologia que acompanha o paciente internado, também faz parte do Cardiobeda, para onde ele é encaminhado novamente após a alta para seguir o seu acompanhamento ambulatorial. Durante a pandemia, a equipe médica também concentrou esforços para acompanhar os pacientes cardiopatas, visto que eles fazem parte do grupo de risco. Esse é um dos monitoramentos que – considerando o período do isolamento – foi pensado para atender a esse público tão específico, que não tinha uma atenção após a recuperação da Covid-19.
Novo Espaço
Segundo a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, antes mesmo do isolamento social, o grupo já vinha pensando em uma nova estrutura para assistir os pacientes e conveniados do CardioBeda e agora puderam dar mais esse passo.
“Entramos na estação primavera com mais uma etapa superada mesmo em um momento de pandemia. O projeto do novo CardioBeda estava em processo desde janeiro e organizamos tudo para que pudesse ser entregue neste mês. A nova estrutura conta com um trabalho de ambientação, espaço amplo e segurança para aqueles que procuram o local, para que possam se sentir mais acolhidos e abraçados neste momento de fragilidade. O CardioBeda é uma unidade ambulatorial de consultas cardiológicas, entre outras especialidades relacionadas a cardiologia. Os serviços são integrados com o que é feito no Hospital Dr.Beda, proporcionando um atendimento completo ao paciente”, finaliza Martha Henriques.