×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Conselho Regional dos Técnicos Industriais estará em Campos falando sobre o início de suas atividades

Objetivo da visita é apresentar à reitoria do IFF, profissionais e empresas como será o funcionamento do órgão

Geral
Por ASCOM
13 de julho de 2019 - 18h06

Diretoria do CRT-RJ: Elizeu Medeiros, vice-presidente; Marcus Vinicius, diretor financeiro; Sirney Braga, presidente; Italo Judice, diretor de Normas e Fiscalização e Edmilson Martins, diretor administrativo. (Foto: Divulgação/CRT-RJ)

Presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), Sirney Braga estará em Campos na próxima terça-feira (16), acompanhado do diretor de Fiscalização e Normas do CRT-RJ, Italo Judice, representante do município de Campos, para um encontro com a reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF). Os diretores também visitarão a Enel.

O objetivo da visita é apresentar à reitoria, profissionais e empresas como será o funcionamento do Conselho, que atenderá exclusivamente aos técnicos industriais de nível médio. “O Conselho apoiará todo o desenvolvimento das profissões, fiscalizando o exercício e em defesa dos técnicos e da sociedade”, disse o presidente Sirney Braga.

Desde o dia 20 de setembro de 2018, os técnicos industriais, agregados em aproximadamente 90 modalidades distribuídas nas áreas civil, elétrica, mecânica, metalurgia, química, minas e geologia e agrimensura, todos ligados à indústria, não fazem mais parte do Sistema Confea/Crea. Com a mudança, esses profissionais de nível médio passam a ser fiscalizados e registrados no novo conselho profissional, que tem atribuições semelhantes às do Crea, mas restritas às suas atribuições técnicas.

Além de pessoa física, o CRT-RJ tem a tarefa legal de registrar e fiscalizar, também, as pessoas jurídicas de mesma natureza econômica, isto é, que desempenham atividades técnicas nas modalidades citadas, dirigidas por respectivos técnicos de nível médio. A mudança de jurisdição do profissional, de um órgão para o outro, não é opcional.

O cadastro foi migrado automaticamente, após a instalação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), em agosto de 2018, embora ainda haja alguma inconsistência cadastral no ato da migração, em fase de regularização. A saída se deu por determinação da Lei 13.639/2018, de 26 de março de 2018, que instituiu e criou o CFT e seus Conselhos Regionais.

O desmembramento dos técnicos do Conselho de Engenharia deu-se no dia 26 de março de 2018, quando os técnicos industriais conseguiram consolidar definitivamente sua independência no cenário nacional. A criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais é um marco na história da categoria, que sofreu inúmeras discriminações ao longo de sua trajetória.

O site do CRT-RJ, ainda em fase de estruturação, possibilitará serviços necessários para atender aos técnicos como: solicitação de registro profissional; registro de empresa; pesquisa profissional/empresa; validar certidões; validar TRT; certidão de acervo técnico; um campo destinado a apresentar e pesquisar denúncias; além de baixar certidões. A ideia é facilitar e aproximar ao máximo os técnicos das ferramentas que lhe darão as condições de se adequar à nova realidade que todos devem cumprir.

Fonte: Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro