×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Afinadíssimos com a música

O interesse de jovens e idosos em aprender a tocar instrumentos em Campos

Cultura
Por Ocinei Trindade
25 de março de 2019 - 12h00

Apresentações dos alunos que estudam instrumentos musicais (Fotos: Divulgação)

O Brasil é um país essencialmente musical. Muitos talentos são aprimorados em cursos especializados na formação de instrumentistas e cantores. Em Campos, o Centro Cultura Musical reúne há três décadas os melhores profissionais que auxiliam pessoas a realizar sonhos e desejos de viver da música em todos os aspectos. A partir de abril, uma série de cursos estará disponibilizada para jovens e adultos de todas as idades. “Temos uma aluna de 86 anos que frequenta um de nossos cursos”, diz a diretora do CCMC, Marta Vieira.

São várias opções de cursos de instrumentos musicais para jovens e adultos. Piano , teclado, guitarra, violão, contrabaixo elétrico, violino, viola, sax , clarineta, cavaquinho, bateria, trompete, flauta doce, flauta transversa, ukulele (uma guitarra havaiana popular em países andinos).A variedade chama a atenção devido aos diferentes gostos e interesses dos candidatos a uma vaga no CCMC. O acesso é fácil e conta com orientações de especialistas. As matrículas já estão abertas para início de novas turmas a partir do mês de abril.

“Não existe um melhor momento para aprender música para jovens e adultos. Claro que na infância é importantíssimo o ensino de música por diversos aspectos ligados ao desenvolvimento infantil.  Mas,  para os jovens e adultos também observam-se muitos benefícios com o aprendizado musical, além da experiência encantadora e envolvente de tocar um instrumento ou cantar”, explica a educadora e diretora do Centro Cultura Musical de Campos, Marta Vieira.

De acordo com a educadora, os cursos de instrumentos e de canto são independentes. “O importante é a vontade da pessoa em aprender e em qual área ela mais se identifica. Se tem dúvida, a escola oferece aulas experimentais gratuitas para que a pessoa tenha a oportunidade de escolher o instrumento que mais agrada”, explica.

Alunos maduros

Ritta optou pelo teclado e pelo canto para ajudar na depressão

De acordo com os professores do CCMC, existe um número significativo de adultos que estudaram música na infância, mas que por motivos de trabalho e outros só tiveram a oportunidade de voltar agora. Segundo os profissionais, esses são os mais motivados e entendem a necessidade do ensino de música. “Tem também aqueles que sempre desejaram estudar música, mas somente agora encontraram a oportunidade. Tudo isso é muito significativo e é importantíssimo para o desenvolvimento das aulas. Os professores estão atentos a todas essas demandas”, diz Marta.

Os cursos têm planos a serem seguidos, baseados em uma formação inicial de três anos. Entretanto, são adequados à demanda de cada aluno, pois há objetivos diferentes quando procuram a escola. “Eles que são norteadores para a estruturação das aulas.  Temos alunos que buscam um curso como escape das tensões ou lazer até por indicação médica. Já outros, querem se tornar profissionais da música e sonham aprender um instrumento,”, destaca.

Entre os alunos do CCMC, há vários que pertencem à chamada terceira idade. É o caso da aposentada Ritta Crespo Borba, de 86 anos. “Frequento a escola há quase seis anos em aulas de teclado. Eu me sinto realizada e feliz”, revela. Para a Maria Regina Crespo, filha da estudante mais velha da escola, a música trouxe muitas alegrias e benefícios:

“Foi muito importante fazer aulas, pois ela teve uma perda na família e estava em depressão. Perdeu o sentido da vida. Colocá-la no Centro Cultura foi a melhor coisa que eu poderia fazer por ela, visto que melhorou a qualidade de vida e a depressão. Sua auto-estima está lá em cima. Ela ama fazer as aulas.  Fica contando  os dias. Em suas apresentações,  ela se sente valorizada. Agradeço a Deus, o carinho, a dedicação e a paciência que todos têm com ela”, conta Maria Regina.

As matrículas ficam abertas durante todo o ano. Devido à grande procura pelos cursos, o Centro Cultura Musical restringe vagas para alguns cursos. “Por isso, os meses iniciais são os mais importantes para iniciar as atividades”, explica Marta.

 

 Atividades do CCMC

 

Hora Cultural

Apresentações quinzenais com objetivo de experiência de palco, levando o aluno a preparar algum repertório em sala de aula. Isto mostra os resultados obtidos no curso aos seus amigos e familiares.

Semana POP

Semana especial dedicada aos alunos de teclado e piano popular.  O  objetivo é estimular a prática em grupo do instrumento e a formação de grupos artísticos, alem do desenvolvimento musical de cada aluno.

Concerto da Família

Apresentações especiais dos alunos da escola e suas famílias. Através deste projeto descontraído são despertados ou reconhecidos talentos escondidos dentro das famílias de cada aluno participante.

Canto Kids

Apresentações dos alunos de canto infantil com o objetivo de despertar e desenvolver talentos vocais infantis da escola. Este projeto tem se revelado uma grande preparação dos alunos para os programas musicais de tevê. O CCMC Kids, os musicais e o Festival de Natal totalizam mais de 45 apresentações anuais de alunos e professores.