Cia Salt (Foto: divulgação)
Há cerca de um ano, jovens músicos que frequentam a Primeira Igreja Batista em São João da Barra, decidiram se reunir para tocar e cantar louvores em sua congregação. Deram o nome de “Cia Salt” para o grupo musical. Tempos depois, a banda gospel resolveu gravar um vídeo com a canção “Quero conhecer Jesus”, de Alessandro Vilas-Boas para postar no YouTube.
Não demorou muito para que o clipe atingisse 100 mil visualizações. Em menos de um ano, os acessos não param de crescer, tendo já alcançado a marca de 89 milhões de visitas ao site. A Internet derrubou qualquer tipo de fronteira para os jovens músicos da pequena São João da Barra. Eles passaram a ser conhecidos por um público tão grandioso que, nem mesmo celebridades mundiais da música, conseguiram alcançar número tão expressivo para determinadas canções veiculadas pelo YouTube, principal plataforma
Músicos em entrevista ao programa Play (Foto: Dedé Santo)
de vídeos entre as redes sociais digitais.
A cantora Madonna, por exemplo, possui um grande número de visualizações de clipes elaborados, performáticos e com orçamentos altos. A canção “Vogue” da artista, considerada um de seus maiores hits, foi postado há oito anos no Youtube. Neste período, possui quase 85 milhões de acessos (até o fechamento desta matéria).
A música “Quero conhecer Jesus” com a Cia Salt tem quatro milhões de visualizações a mais que “Vogue”. A grande audiência no YouTube para a banda Cia Salt parece não causar deslumbramento nos jovens sanjoanenses.
A banda é formada por Douglas Siqueira (líder, vocalista e guitarrista), Thiago Albertino (baixista), Daniel Oliveira (guitarrista). Guilherme Ferreira (baterista), Raiane Machado (tecladista) e Raíza Machado (violinista). “Deus tem feito algo muito especial para nós e, nem sempre, conseguimos expressar isto em palavras. A canção é do Alessandro Villas-Boas. Imprimimos nela nossa versão e nossa verdade. Acho que Deus usou a banda para perpetuar a canção na internet para o país e para quem vive fora do Brasil”, comenta Douglas.
Se a canção consegue atrair tanta gente no YouTube, não é difícil encontrar alguém surpreendido com o número de acessos da Cia Salt que caminha para 90 milhões em breve, acredita-se.
Cia Salt (Foto: divulgação)
A jornalista Letícia Nunes é uma dessas pessoas impressionadas com o talento e com o carisma da banda. Ela foi a primeira a entrevistar os músicos em 2017, no programa “Play” da Terceira Via TV, onde é apresentadora. “Aquela entrevista é a segunda mais acessada no site do programa até agora. Gravei com eles uma nova entrevista no último dia 21, e sei que a audiência também será boa. Gosto do som que eles fazem. Ficaria horas ouvindo”, diverte-se.
Para Douglas Siqueira, o tempo pode ser um dos segredos do sucesso nas redes sociais. “O que representa esses números? Jesus tem se revelado independentemente de alguém ser cristão e professar uma fé protestante ou evangélica. Há pessoas que nem seidentificam com nenhuma religião, mas curtem a música. Esse número é um propósito divino. Somos de uma igreja pequena. Eclesiastes 3 diz que há um propósito para todas as coisas debaixo do céu. Aqui, em Campos, temos o Fernandinho como um destaque musical em todo o país. Acho que Deus não precisa de grandes estruturas em grandes cidades apenas. Ele levanta pessoas de corações abertos de qualquer lugar”, acredita.
A Cia Salt faz planos. Pretende gravar duas canções ao vivo em Atafona para exibi-las também no YouTube. “Estamos dando continuidade ao projeto que iniciamos.”Maravilhoso” é o título de uma canção nossa, e “Assim na Terra”, de Fred Vieira, é outra música que gravaremos. O verdadeiro adorador expressa o que Deus é. Nossa musicalidade ou estrutura podem não ser tão grandes. Acho que o segredo do sucesso é o que carregamos nos nossos corações”, conclui Douglas Siqueira.