×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal começa na quinta-feira em Bom Jesus do Itabapoana

Evento conta com nomes da música como Yamandú Costa, Ricardo Herz e a banda Escalandrum

Cultura
Por ASCOM
3 de setembro de 2018 - 15h32

A Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro está entre as atrações (Foto: divulgação)

O Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal chega à sua oitava edição em 2018 e traz, mais uma vez, grandes atrações para os amantes da música instrumental. O evento acontece entre os dias 06 e 08 de setembro no distrito de Rosal, que fica em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. As apresentações acontecerão simultaneamente no palco principal, no coreto e nas ruas. O Festival é realizado uma vez por ano e atrai cerca de seis mil pessoas. A entrada é franca.

Na programação, estão artistas consagrados como o violonista Yamandú Costa que vai se apresentar com o compositor e violinista Ricardo Herz, a irreverente Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro e o grupo argentino Escalandrum, que conta com a participação de Daniel “Pipi” Piazzolla, neto de Astor Piazzolla.

Três dias com muita música e atividades artísticas, tudo isso em meio à arquitetura histórica, às belas paisagens e ao clima agradável que só um lugar com vocação para a arte pode oferecer.

Além de promover oportunidades de negócio para os moradores da região, o Festival tem o objetivo de resgatar, preservar e difundir as raízes musicais do choro e da sanfona para as novas gerações, incentivando a cultura no estado do RJ.

O festival:

O Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal nasceu em 2011 com o objetivo de atender a um desejo da comunidade, que pedia por um evento que resgatasse as tradições musicais da região. Até 2013, o projeto foi realizado com recursos da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e o apoio de empresas locais. Percebendo a força do Festival e a necessidade de sua ampliação, a Firjan SESI assumiu em 2014 a realização do evento, tendo como parceiro o município.

Com uma programação de qualidade, o Festival cresceu e mostrou seu potencial de criatividade e transformação, disseminando o conceito de Economia da Cultura na região. Hoje, os empreendedores locais promovem pequenos eventos culturais ao longo do ano, gerando oportunidades de novos negócios e transformando dificuldades em oportunidades.

Projetos como o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal preservam o patrimônio imaterial e são fundamentais para o desenvolvimento de lugares singulares como Rosal. Para a realização do festival, a Firjan SESI conta com apoio da Prefeitura, Secretaria de Comércio, Indústria e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana.

PROGRAMAÇÃO:

06/09 – Quinta-feira

PRAÇA E RUAS

19h – Abertura com a Fanfarra Rogério Figueiredo

PALCO PRINCIPAL

20h30 – Dirceu Leite Trio

CORETO

21h30 – Lira 14 de julho

PALCO PRINCIPAL

22h30 – Camerata SESI-ES

07/09 – Sexta-feira

PALCO PRINCIPAL

15h – Lira da Esperança

CORETO

16h – Valdeir de Abreu e banda

PALCO PRINCIPAL

17h – Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro

PALCO PRINCIPAL

20h30 – Quinteto Luiz Barcellos

CORETO

21h30 – Grapiuna

PALCO PRINCIPAL

22h30 – Escalandrum

08/09 – Sábado

PRAÇA E RUAS

14h – Sanfonada

PALCO PRINCIPAL

16h – Academia do Choro

CORETO

17h – Adaury Mothé

PALCO PRINCIPAL

20h30 – Chico Chagas

CORETO

21h30 – Candombaile

PALCO PRINCIPAL

22h30 – Yamandu Costa e Ricardo Herz