×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Protesto de taxistas na área central de Campos provoca tumulto no trânsito

Eles se queixam de cobranças de taxas e exigências por parte da Prefeitura para poderem circular

Campos
Por Redação
28 de junho de 2018 - 16h27

Táxis foram recolhidos pelo IMTT, o que gerou protesto e confusão (Foto: Divulgação)

Cerca de 70 taxistas causaram confusão no trânsito nesta quinta-feira (28), no Centro de Campos. Eles protestaram na Avenida XV de Novembro contra a Guarda Municipal e os agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) que fiscalizavam táxis em uma blitz. Dois motoristas estariam dirigindo sem certificado emitido pela Prefeitura, e os carros foram recolhidos. Solidários aos dois colegas, os taxistas protestaram e criaram uma confusão no trânsito que ficou lento e interrompido. Houve bate-boca e tumulto entre os taxistas e os agentes municipais.

Vários taxistas se envolveram no tumulto por discordar da ação do IMTT (Foto: Reprodução)

O protesto ganhou repercussão também nas redes sociais por meio da divulgação de vídeos gravados pelos taxistas. De acordo com o grupo de taxistas que se diz independente e sem representação sindical, os dois motoristas que tiveram os carros interceptados pelo IMTT são condutores auxiliares dos taxistas titulares cadastrados na Prefeitura. Os nomes dos auxiliares não constavam na documentação autorizada e certificada pelo órgão municipal.

A reclamação acabou ganhando uma proporção maior. Os taxistas resolveram protestar contra a Prefeitura de Campos por meio do IMTT que, segundo eles, passou a cobrar anualmente o valor de R$300 para emissão de um alvará de funcionamento de cada táxi:

“Temos tentado dialogar com o IMTT, mas não conseguimos. Nosso movimento caiu bastante, pois não tem havido fiscalização dos carros de aplicativos e transporte pirata na cidade. Voltaremos a protestar em outras ocasiões, caso não sejamos atendidos”, prometeu um taxista que preferiu não se identificar pelo nome, alegando temer represálias.

Em nota, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que contou com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, na operação que apreendeu dois táxis que estavam em situação irregular.  A Guarda Civil Municipal registrou Boletim de Ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia de ameaça e desacato e aguarda os trâmites legais.

O presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, esteve pessoalmente com os manifestantes em frente ao órgão e ouviu as reivindicações da categoria, como solicitações e dificuldades. Todos os pontos estão sendo analisados para buscar o melhor entendimento. O IMTT entende que a categoria vem passando por dificuldades com a entrada de veículos que atendem por aplicativo. O órgão vem realizando operações dentro da legalidade para preservar quem está em dia com toda documentação e, também, para garantir maior segurança aos usuários.

Assista aos vídeos com o tumulto envolvendo taxistas e agentes municipais: