A Guarda Civil Municipal (GCM) está participando de capacitação para a atuação com cães farejadores. Sete membros da GCM estão em Macaé desde a última segunda-feira (14), para o curso de adestramento, sendo aplicado até este sábado (19). O encaminhamento visa à estruturação de um canil dentro da instituição no município de Campos.
Aulas teóricas em sala de aula, e práticas durante o dia e a noite, trabalhando possíveis adversidades, fazem parte do processo, que terá sua continuidade com o retorno dos agentes à cidade. O comandante da GCM, Fabiano Mariano, destacou que a iniciativa busca dar uma estrutura de maneira cada vez mais adequada à sociedade, como também as demais instituições de segurança.
“Trata-se de um anseio do prefeito Rafael Diniz, bem como da instituição, com intuito de melhorar a qualidade da segurança no município. Para isso estamos investindo na qualificação destes agentes, e estamos treinando esses cães para a formação do canil. Realizamos uma visita antecipada ao canil de Macaé e também em Casimiro de Abreu, para em seguida podermos agendar o primeiro curso, pela habilitação para que os nossos agentes possam trabalhar dentro dos fundamentos pretendidos”, explicou Mariano.
Ainda segundo Mariano, a prioridade será um serviço voltado ao faro de drogas, armas, munições e até mesmo pessoas, em casos específicos, que possam vir a acontecer, como desaparecimentos. Em segundo plano, a atuação em casos do dia a dia que apresentem demanda, como manifestações e patrulhamento em dados locais.