Os carnês já estão sendo entregues pelos Correios. Porém, há ainda a opção de imprimir os boletos em um dos postos presenciais ou no site da Prefeitura de Campos (AQUI). O atendimento acontece na Secretaria municipal de Fazenda (SMF), na Rua 13 de Maio, 129, no Centro; na Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), no antigo CSU de Guarus, à Travessa Santo Elias, 46, no Jardim Carioca; e na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, na Rodovia Raul Souto Maior, em Goitacazes.
A subsecretária de Fiscalização da SMF, Lívia Cavalcante, lembra que a alíquota do IPTU não mudou em relação a 2017. E que pela Lei Complementar 0006, de autoria do prefeito Rafael Diniz, o aumento no valor do imposto não pode ultrapassar a 10% a cada ano, além da correção anual da Unidade Fiscal de Campos (Ufica).
“Algumas pessoas que vieram à Secretaria de Fazenda buscar os boletos para pagamento, depararam-se com a surpresa de que estavam isentas do imposto este ano”, completou a subsecretária.
O comerciante Hildebrando Ribeiro foi ao polo de Goitacazes imprimir o boleto nesta terça-feira e justificou o pagamento no último dia. “Sou brasileiro, por isso deixei para a última hora. Brincadeiras à parte, o desconto valeu a pena, sim. Há dias passo aqui e penso: tenho que pagar o IPTU, mas hoje parei, imprimi o boleto e vou ao banco pagar”, afirmou.
Já no posto de Guarus, a dona de casa Nilza Gomes retirou o boleto para pagamento único. No entanto, foi para casa refazer as contas. “Vou tentar pagar tudo de uma vez. Quando vi na televisão que a prefeitura estava dando desconto, fiquei muito satisfeita. Claro que prefiro o pagamento único. Mas, se não tiver jeito, ainda tem a opção do parcelamento”, finalizou.