Onde couber conhecimento e vontade de aprender, há espaço para a ciência. Pode ser nos laboratórios, escolas ou universidades. Entretanto, a ciência também pode ser experimentada dentro de um bar. Isto mesmo. A ideia que nasceu no Reino Unido e foi utilizada por pesquisadores de Londres, transformou pubs em ambiente para divulgar e falar da área científica. Trata-se do “Pint of Science”, ou, em uma tradução livre, do “gole de ciência”. No mês que vem, Campos entra entra pela vez no circuito do evento mundial que existe há seis anos.
O “Pint of Science” está sendo organizado em Campos e em outras quatro cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo pela bióloga Ana Laura Boechat e pela professora Aline Intorne, ambas da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Já há quase 30 trabalhos inscritos para serem apresentados entre rodadas de bebidas e petiscos em dois bares da cidade. “Estamos definindo os locais, e há a possibilidade de um terceiro bar integrar o circuito científico em Campos. Participei pela primeira vez em 2016 como voluntária, e me encantei por esta maneira de divulgar ciência nos bares de uma maneira descontraída e eficiente”, diz Ana Laura.
As expectativas para levar cientistas para se apresentar nos bares de Campos são as melhores, de acordo com os organizadores. “Está prevista a participação de pelo menos 18 palestrantes, mas este número pode subir para 27, caso confirmemos um terceiro bar”, informou a coordenadora regional do evento. Uma equipe de voluntários trabalha ativamente para a realização do festival científico. São professores e estudantes de pós-graduação da Uenf, além de apoiadores de outras instituições, como a Faculdade de Medicina de Campos. A ideia é reunir estudantes e pesquisadores de todas as universidades da cidade. É a primeira vez que o evento “Pint of Science” ocorre em Campos. Já no Brasil, a experiência acontece desde 2015.
Este ano, há 56 cidades cidades brasileiras participando da atração. Fotos: Divulgação Pint of Science Pesquisadores se apresentam em bares do mundo todo para falar de temas científicos Um gole de Campos vai sediar pela primeira vez evento mundial de promoção e divulgação científica em bares e pubs -se. O “Pint of Science” acontece simultaneamente de 14 a 16 de maio em todas as cidades do mundo.
Entre os temas apresentados no “Pint of Science”, estão previstos Mente Saudável (Neurociência, Psicilogia, Psiquiatria); Átomos a Galáxias (Física, Química e Matemática); Nosso Corpo (Biologia, Saúde, Educação Física); Planeta Terra (Ciências de Plantas, Zoologia, Ecologia); Tecnologia (Engenharia, Computação); Nossa Sociedade (Ciências Sociais, Políticas Públicas, Leis, História).
Segundo Ana Laura Boechat, a expressão inglesa não pode ser traduzida, pois é uma marca registrada em todo o mundo: “Não se pode traduzir. É uma marca consagrada. E uma das regras é que o nome não pode ser traduzido, nem a logomarca modificada. Mas pode-se explicar que “pint” é uma medida de volume de cerveja comumente usada na Inglaterra. Existe um copo de cerveja com esse nome também. São cerca de 580ml de cerveja. A gente costuma completar brincando assim: Pint of Science, uma dose de cerveja”, diverte-se.
Ana Laura Boechat é graduada em Biologia pela Uenf e doutora em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. “Sou pesquisadora na área de microbiologia molecular, e atualmante, participo de um projeto de extensão em divulgação científica na Uenf. No nosso evento nos bares, levaremos um pouco de nossas pesquisas para o público externo conhecer. Não tem certificados, nem conta ponto para o “Currículo Lattes”. Todavia, o “Pint of Science” vai proporcionar uma grande troca de informações, além da confraternização em torno do ambiente descontraído dos bares, com o intuito de atrair mais pessoas para o mundo científico e acadêmico”, conclui.
Mais detalhes sobre dose de ciência:
www.pintofscience.com
www.pintofscience.com.br