Sem atendimento médico regular há quase uma semana, a comunidade de Santa Cruz bloqueou a RJ-158 (Campos-São Fidélis), em protesto, no final da manhã desta segunda-feira (26). O fluxo de veículos foi interrompido com pneus e galhos em chamas. Mas a Unidade Básica de Saúde (UBS) comprometida por alagamento não é o único problema denunciado pelos manifestantes. Eles pedem melhorias no transporte público, no abastecimento de água e também uma ambulância para socorrer a comunidade.
De acordo com o entregador Wellington Jorgino, há pelo menos cinco dias não há atendimento médico na UBS da localidade. “As recentes chuvas alagaram a UBS e desde então não há atendimento médico”, denunciou o morador.
Wellington ressalta que Santa Cruz sofre com outros problemas de infraestrutura: “O transporte público é vergonhoso. Os ônibus passam com longos intervalos de tempo. Sem contar o abastecimento de água, que está longe de ser satisfatório. Também precisamos de uma ambulância para atendimentos emergenciais”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que a UBS de Santa Cruz estará com atendimento normal a partir desta terça-feira (27). “A equipe está limpando a unidade nesta segunda-feira (26). Em relação à água, o abastecimento é feito pela concessionária Águas do Paraíba. A Empresa Municipal de Habitação (Emhab) manteve contato com a concessionária e foi informada que não houve nenhuma reclamação da comunidade sobre o abastecimento de água. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), também, está tomando providências em relação ao melhor atendimento de transporte público na localidade. Sobre a ambulância, o veículo já está na unidade desde a última sexta-feira (23)”, informou a Prefeitura.