Na próxima quarta-feira (31) acontece a 1º edição de 2018 do “CCZ Convida”, projeto do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que oferece serviços como: vacinação, adoção e castração de animais. Será na sede do órgão, na Fundenor, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 180, na Pecuária, das 9h ao meio-dia, com orientações também sobre recolhimentos de animais e visita para controle de insetos e roedores, dentre outros.
“Serão 70 fichas para agendamento de cirurgias de castração de animais machos em fevereiro, entre cães e gatos. Teremos a vacinação antirrábica e adoção de filhotes de animais e também adultos, mas somente a poucos dias da ação é que saberemos o número. Além de veterinários e agentes de endemias, haverá apoio da equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC)”, destaca Francimara de Araújo, médica veterinária do CCZ.
Nesta edição, uma novidade: integrantes do Programa de Respeito à Integridade Ambiental (Pria), do CCZ, vão receber materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, outros objetos e atividades nas oficinas do setor. “Quem for agendar castração, deve trazer dez tampinhas de garrafas plásticas ou embalagens de amaciantes para confecção de bonequinhas, joguinhos e outros brinquedos. E também garrafas pet para fazer “pufs”, acrescentou a veterinária.
Para adotar um animal, é necessário ser maior de idade e apresentar um documento de identificação. “Já para agendar cirurgias, é preciso também trazer um comprovante de residência no município, além do documento de identificação”, concluiu Francimara.