Mais de 50 cavaleiros e amazonas apaixonados pela raça de cavalos mangalarga marchador se reunirão neste sábado (20), às 9 horas, no litoral de São João da Barra. A iniciativa é do núcleo de criadores de Campos dos Goytacazes que se dedica a divulgar e a comercializar os animais. Neste primeiro evento do ano, os organizadores promoverão também o Encontro Nacional do Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro (ENMMERJ), que acontecerá de 7 a 10 de março. Trata-se de um dos empreendimentos mais rentáveis do setor em todo o país.
O núcleo de criadores de cavalos mangalarga marchador é considerado um dos mais atuantes do Brasil, e figura entre os cinco mais importantes da categoria. Sediado na Fundação Rural de Campos, o núcleo realiza mensalmente alguma atividade para promover a raça de cavalos, considerada uma das mais populares e lucrativas. “As cavalgadas servem para recreação e confraternização. Porém, temos como finalidade, apresentar ao público leigo a beleza e a potência dos animais”, explica o diretor do núcleo e organizador, Maurício Tavares.
Pelo menos uma vez por mês é realizada cavalgada em diferentes locais da região. “Organizamos recentemente um passeio na região de Santa Maria, distrito de Campos. Como estamos no verão, é uma chance de divulgar também o mangalarga marchador para quem estiver passeando nas praias”, conta Alexandre Pires, que se dedica à criação de cavalos e eventos de competição. A previsão da cavalgada é se concentrar no extinto Dimares, em Atafona, passar pelo Pontal e seguir de volta até a praia de Grussaí.