A etapa estadual do maior torneio de educação profissional da América Latina, Olimpíada do Conhecimento 2017, chegou ao fim e premiou 72 alunos de diversas cidades do Rio de Janeiro. Entre eles, estão dois estudantes de Campos. Hiandro Alves Dias Bento, que conquistou a medalha de prata na ocupação eletricidade industrial e Ralph de Souza Crespo que levou a medalha de ouro na ocupação Soldagem, título inédito para região. Patrick Vicente Manhães e Felix dos Santos Brasiliense, ambos de Macaé, também conquistaram o ouro na ocupação Estruturas Metálicas e prata em Usinagem.
No total, 560 alunos de 28 unidades do Senai do Estado do Rio competiram. O objetivo da Olimpíada do Conhecimento é descobrir talentos e formar profissionais em nível de excelência. A partir de agora, os dois primeiros colocados da fase estadual participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os estudantes que irão representar o Rio de Janeiro, em 2018, na seletiva para a WorldSkills. Eles precisarão manter notas mínimas em simulados para serem escolhidos como representantes do Senai Rio. Caso vençam a etapa nacional, eles seguem para a etapa internacional, que será em 2019, na Rússia.
Também foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos do Estado do Rio durante essa etapa. Embora não façam parte da grade oficial de competição da Olimpíada do Conhecimento, o intuito foi aproveitar a ocasião para avaliar como está o desempenho dos alunos nessas modalidades. Natanael
Meireles da Silva, também de Campos, foi medalhista de bronze como Técnico de Eletrotécnica
Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional do Senai, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: “Agora, vamos analisar os resultados para colocar em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.