O triatleta campista Rômulo Santos embarcará no próximo domingo (20) para sua 8ª participação em um campeonato mundial de Aquathlon. A prova será disputada na cidade de Penticton no Canadá, no dia 25.
Sua melhor colocação até hoje no Aquathlon, foi justamente no Canadá em 2014, em Edmonton, onde o atleta conquistou o 4º Lugar, entre atletas de 25 e 29 anos.
No ano passado, Rômulo fez história em Cozumel no México conquistando o Bronze entre idades de 25 e 29 anos no Mundial de Triathlon. De quebra ele também se tornou o primeiro bombeiro militar da história do Brasil a ser medalhista em mundiais.O atleta é militar do Estado do Espírito Santo.
Este ano, por falta de verba, o atleta não poderá defender sua medalha no mundial de triathlon que será na Holanda em setembro, e diante disso apenas a participação no Canadá ficou acessível.
O atleta conta que a experiência ao longo dos anos em todos esses mundiais ajuda muito. No triathlon foram necessárias, por exemplo, cinco participações para a conquista da medalha e agora em sua 8ª participação na prova de aquathlon ele afirma que o objetivo principal é primeiro alcançar sua melhor performance na vida e que a colocação será mera consequência e claro, o maior objetivo é entrar no top 3.
Em seu currículo, além do Bronze de Cozumel no triathlon em 2016, Rômulo é atualmente tricampeão brasileiro de aquathlon, entre 25e 29 anos e líder isolado do ranking nacional 25 e 29 anos.
Este ano o atleta já conquistou por duas vezes o 3º lugar na Elite no Rio Triathlon (prova mais tradicional do calendário nacional), além de estar sempre no Top 3 Elite também nos Campeonatos Carioca de Aquathlon e provas também do Estado do Espírito Santo.
Ele lamenta não poder defender a medalha na Holanda, mas garante que todos as forças estarão voltadas para a disputa em terras canadenses.