O Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e a Associação de Imprensa Campista (AIC) estão promovendo um concurso de redação que promete mobilizar escolas das redes pública e particular de ensino de Campos. O tema será “O Monitor Campista: um legado de histórias e ideias”. Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do município e demais cidades do Norte Fluminense, que terão até o dia 30 de setembro para inscrever os alunos em três categorias: 1º, 2º e 3º anos.
De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo do Uniflu, Jacqueline Deolindo, a proposta do concurso é envolver não apenas os estudantes, mas “toda a escola”.
“A ideia é que a direção, os gestores, os professores de texto, de história, de geografia, de ciências sociais, de sociologia e outras disciplinas, de uma maneira interdisciplinar, motivem a pesquisa, o estudo do tema da redação, orientem os alunos na produção de um texto dissertativo-argumentativo. E a escola reúna essas redações, essas produções e faça a inscrição dos seus alunos”, diz Jacqueline.
Segundo o edital, a escola ficará livre para selecionar as redações que serão submetidas conforme seus próprios critérios. “Pode haver, se for o caso, uma seletiva dentro da própria escola. É a escola que vai se organizar, mas a ideia é que, de fato, haja esse envolvimento de toda a comunidade escolar”, afirma Jacqueline.
Presidente da AIC e professor do Uniflu, Vitor Menezes afirma a intenção é chamar a atenção dos alunos para o curso de Jornalismo e para a profissão de jornalista.
“O concurso é uma estratégia para nos aproximar do público estudantil privado e público, parte do qual nem sabe que há um curso de Jornalismo na cidade, embora tenhamos mais de 50 anos e sejamos dos mais antigos do país”, explica.
“Queremos fomentar nas novas gerações a leitura, a escrita e o conhecimento da profissão, da atividade de formação da opinião pública e dos nossos veículos, antigos e atuais”, completa a coordenadora do curso de Jornalismo.
generic Antabuse Importância histórica — buy Lasix O jornal O Monitor Campista, extinto em 15 de novembro de 2009 após 175 anos de atividade, foi escolhido como tema do concurso por sua longeva relevância para a região.
“Sugerimos O Monitor Campista como tema por sua importância histórica”, explica Menezes. “Queremos dar a essa moçada a oportunidade de conhecer essa história, de saber que Campos teve um jornal que foi o terceiro mais antigo em circulação no país. Um legado que trabalhamos para trazer de volta, de maneira que falar sobre O Monitor Campista ajuda a criar uma atmosfera favorável à sua volta”.
E a ideia de abrir o concurso não só para as escolas de Campos, mas de toda a região tem a ver justamente com o alcance da relevância do Monitor Campista.
“Entendemos que o Monitor Campista foi importante não apenas para Campos, mas para essa região como um todo. Era importante para o país, do ponto de vista da História do Jornalismo. Então, a ideia é que haja essa amplitude geográfica na participação”, avalia Jacqueline.
acquire lioresal Julgamento e premiação — O julgamento das redações — que deverão ser manuscritas — será feito pela comissão organizadora do concurso, que é formada por professores do curso de Jornalismo do Uniflu e membros indicados pela presidência da AIC.
“São pessoas qualificadas, que entendem não apenas de redação, como também do tema que está sendo proposto. São profissionais da área, pessoas que se dedicam à história e ao jornalismo local, além de serem professores de redação e de texto, de uma forma mais ampla, no curso de Jornalismo”, garante a coordenadora do curso de Jornalismo.
Cada uma das três categorias premiará os três primeiros colocados. Os prêmios incluem livros selecionados pelo Uniflu e pela AIC, visita técnica e cursos, como redação, produção em redes sociais e fotografia. Além disso, as escolas vencedoras dos primeiros lugares de cada categoria receberão como prêmio um vídeo institucional ou documentário com duração de cinco minutos.
“Como tudo aquilo que O Monitor Campista representa como riqueza imaterial para nossa história, para a cidade, para a região, para o Jornalismo como um todo, a premiação também vai contemplar os vencedores com um bem igualmente imaterial e mesmo assim precioso: conhecimento. Vamos oferecer cursos para alunos e professores e a escola do aluno vencedor vai ganhar a produção de um documentário feito por professores e alunos do curso de Jornalismo”, finaliza Jacqueline.
Edital — As escolas interessadas poderão obter o edital por meio do seguinte endereço de e-mail: jornalismo@uniflu.edu.br.