A Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nessa terça-feira (20), em segunda discussão, o projeto de lei do deputado Bruno Dauaire (PR), que inclui o surfe entre os esportes contemplados pelo Bolsa-Atleta, criado pela Lei 5.799/10. A proposta seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que deverá decidir pela sanção ou veto em até 15 dias úteis.
Atletas de diversas modalidades filiados à Federação Estadual, Associação Nacional, Confederação Nacional ou pelos comitês Olímpico e Paraolímpico brasileiros podem ser beneficiados com valores mensais, conforme regulamentação do Poder Executivo. Segundo a lei em vigor, a bolsa deve ser usada para cobrir gastos com educação, alimentação, saúde, inscrições para competições, passagens para eventos esportivos, transporte urbano e aquisição de material esportivo.
Dauaire afirma que o apoio será importante para o desenvolvimento do esporte, que passará a ser olímpico em 2020. “Os atletas passam por muitas dificuldades até atingirem sucesso esportivo e financeiro. O esporte é muito importante como alternativa e oportunidade para jovens que vivem em áreas dominadas pela violência. E nosso estado é banhado pelo mar, então o surfe merece um reconhecimento”, diz. generic lioresal order lioresal order Antabuse