×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Defeso do camarão termina nesta quarta e pesca volta com força no interior do RJ

Pesca de cinco espécies do crustáceo ficou proibida nos últimos três meses

Campos
Por Redação
30 de maio de 2017 - 15h39

 

Período de defeso começou no dia 1º de março (Foto: Silvana Rust)

Período de defeso começou no dia 1º de março (Foto: Silvana Rust)

O período de defeso do camarão no mar da Região dos Lagos e no Norte Fluminense, que começou no dia 1º de março, termina nesta quarta-feira (31). A partir de 1º de junho volta a ser permitida a pesca do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), santana ou vermelho (Pleoticus muelleri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), e barba-ruça (Artemesia longinaris).

De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o pico do período de reprodução do camarão varia de um ano para outro, segundo as variações climáticas, de correntes e ventos.  Neste período de impedimento da captura de arrasto motorizado do camarão, pescadores receberam o seguro ­defeso.

O objetivo da interrupção temporária de pesca foi promover a recuperação do estoque pesqueiro e evitar a extinção da espécie.

Nestes últimos três meses também ficaram proibidos o transporte interestadual, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de camarão dessas cinco espécies, sem a comprovação de origem do produto, conforme formulário de guia de origem emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).