Moradores do Parque Guarus e de bairros vizinhos deram um exemplo de cidadania no último final de semana. Cerca de 30 pessoas fizeram um mutirão voluntário para reparar a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Entre os serviços executados estavam: pintura, limpeza e organização dos materiais. Nesta segunda-feira (3), funcionários da área de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no local para concluir os reparos na rede elétrica e nos aparelhos de ar condicionado, principalmente na farmácia da unidade, que está desativada devido à falta de refrigeração.
No sábado (1º) e no domingo (2), a população concentrou os trabalhos na pintura da fachada, muro, portas, grandes e também na parte interior do imóvel. Essas áreas estavam tomadas por mofo e a pintura amenizou o problema. Os moradores também limparam a caixa d’água da UBS que estava causando infiltração nas paredes, além de comprometer a qualidade da água oferecida aos pacientes. Os serviços foram iniciados após a visita do vereador Jorginho Virgílio (PRP), que propôs a ação junto à comunidade.
— Foi gratificante ver o envolvimento da comunidade, que entendeu que a UBS é deles. Vamos juntos com a secretaria de Saúde dar sequência a outras melhorias naquela unidade para a retomada dos serviços, inclusive com a reabertura o quanto antes da farmácia e depois do consultório odontológico. As ações não acabaram neste fim semana, outros reparos já estão sendo providenciados. Todo mundo sabe como prefeito Rafael Diniz encontrou a Saúde, por isso toda a sociedade tem que se envolver para melhorá-la. São três meses de uma nova gestão, que está fazendo levantamento de tudo e que acreditamos que vai fazer o que tem que ser feito para dar mais qualidade de vida à população — destacou Jorginho.
Veja o antes e depois da UBS do Parque Guarus: