Veranistas e moradores acompanharam, no último sábado (4), a soltura de filhotes de tartarugas da espécie caretta caretta, que é monitorada pela equipe do Projeto Tamar, na praia de Farol de São Tomé, em Campos. A ação ambiental contou com a participação de integrantes da ONG Ecoanzol, que vem ajudando na preservação do meio ambiente na região Norte e Noroeste do Estado.
A ação atraiu a atenção de adultos e, principalmente, crianças, que acompanharam de perto o processo de soltura filhotes de tartarugas. Só na tarde de sábado, cerca de 40 filhotes foram soltos. Segundo Daniela Torres, coordenadora e bióloga do Projeto Tamar, por ano são soltos na região cerca de 85 mil filhotes.
“ No entanto, poucas conseguem chegar à idade adulta, já que muitas sofrem com a ação dos predadores naturais ou acabam morrendo presas às redes de pescadores”, comentou.
A presidente da ONG Ecoanzol Luisa Sales fala da importância de participar dessa ação e do compromisso socioambiental que tem junto às comunidades onde atua.
“Nosso objetivo é levar informação e cursos de qualificação para conscientizar a população de que cada cidadão tem responsabilidade e direito de ajudar na preservação do meio ambiente”, destacou.
A Ecoanzol doou mudas de árvores para a população.
“Entendemos que o meio ambiente tem como se recuperar desse processo de degradação com a ajuda e conscientização da população. No município de Carapebus, estamos conseguindo recuperar nascentes com a participações dos produtores rurais”, exemplificou.
As ações desenvolvidas na praia campista têm por objetivo conscientizar a população e faz parte da Eco Bodyboard Verão Farol 2017, que, entre as atividades esportivas, busca o apoio da população.