Faltam apenas três dias para o Natal e muitas famílias já estão envolvidas com os preparativos para a tão esperada ceia. A mesa farta é um convite para se “esbaldar”: carnes, acompanhamentos e muitos doces compõe a tradição natalina. No entanto, acabar com toda essa quantidade de comida, ainda que deliciosa, não é uma tarefa fácil. O que fazer então com as sobras da ceia de Natal? Poucos sabem, mas nesta época do ano as instituições filantrópicas de Campos recebem doações de alimentos já preparados para abastecer o fim de ano dos assistidos.
Os asilos de idosos geralmente são as instituições que mais recebem doações, embora, nos últimos anos, a prática de doar as sobras da ceia não tem sido incentivada. Segundo o diretor de patrimônio do Asilo Nossa Senhora do Carmo, Denilson Paes Batista, o motivo seria a falta de divulgação. “Muitas famílias jogam as sobras no lixo ou guardam na geladeira até estragar porque não sabem que nós aceitamos doações. É importante divulgar isso para que os assistidos tenham um momento especial nessa época de festas. Imagina como os idosos da casa ficariam felizes em receber esses alimentos preparados com tanto carinho?”, destacou.
O presidente do Asilo Monsenhor Severino, Ricardo Araújo, informou que a instituição nunca recebeu esse tipo de doação, mas os alimentos “são muito bem-vindos”. “A verdade é que nós vivemos de doações porque não recebemos repasses do Governo Municipal ou Estadual. Contamos com a ajuda de parceiros e amigos para continuar cuidando dos nossos idosos, então qualquer doação é de grande ajuda para nós”, afirmou o presidente.
Outras instituições como, por exemplo, o Hospital de Apoio Manoel Cartucho de Castro, Hospital Psiquiátrico Espírita Doutor João Viana, Sanatório Henrique Roxo, entre outros, também aceitam doações, não só nesta época, mas o ano inteiro. Para saber mais informações, ligue para os contatos abaixo:
Asilo Nossa Senhora do Carmo: (22) 2722-0808
Asilo Monsenhor Severino: (22) 2723-4000
Hospital de Apoio Manoel Cartucho: (22) 2722-3544
Hospital Psiquiátrico João Viana: (22) 2737-1570
Sanatório Henrique Roxo: (22) 2722-3255
Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe): (22) 2722-7543
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae): (22) 2722-4181